Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Lideranças discutem propostas e escolhem delegados para Conferência de Saúde

Começou no último dia 1º o calendário de pré-conferências, preparatórias para a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema neste ano ”SUS, um patrimônio do povo brasileiro: construindo as redes de atenção à Saúde”. A Conferência será nos dias 29 e 30 de julho, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, e as reuniões preparatórias estendem-se até o dia 8 de julho em diversas comunidades da cidade e do interior.

05/07/2011 - 14:02


Já foram realizadas pré-conferências no centro (auditório da prefeitura de Toledo), no Centro de Revitalização da Terceira Idade da Vila Pioneiro, na associação dos moradores dos Jardins América e Bela Vista, no Certi do Coopagro e no grupo de idosos de Novo Sarandi. As demais pré-conferências serão realizadas até o dia 8, conforme calendário pré-definido.
A participação nas pré-conferências é obrigatória para quem quer participar da Conferência como delegado. Nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que irão representar as entidades, e debatidas questões referentes ao tema principal, além de definidas algumas propostas para a Conferência. Elas serão analisadas e sistematizadas por uma comissão para serem encaminhadas à votação durante a Conferência Municipal.
“O frio está atrapalhando um pouco, mas esperamos uma participação expressiva nas pré-conferências, iniciando a discussão sobre este tema, que é tão importante para a saúde pública”, destaca a secretária municipal de Saúde, Denise Liel. Segundo ela, a participação nas pré-conferências é fundamental, por permitir o início das discussões, a indicação de propostas e a escolha dos representantes das entidades como delegados, tanto dos usuários, como dos trabalhadores em saúde, prestadores de serviços e representantes de órgãos governamentais. Somente os delegados têm direito a voto e voz na Conferência.
A Conferência da Saúde foi uma das primeiras realizadas em Toledo – a primeira foi em 1991 - e envolve uma ampla discussão com forte participação das entidades, representantes dos trabalhadores, dos prestadores de serviços e das entidades governamentais. “Este histórico só aumenta a nossa responsabilidade. Temos uma história de conferências e uma preocupação em discutir e apresentar propostas que beneficiem a coletividade e que possam ser executadas, de acordo com determinações legais”, comenta Denise, que participa desde as primeiras edições, ainda quando exercia a função de assistente social.
Segundo ela, a grande maioria das ações propostas nas conferências foram executadas ou encaminhadas para outras esferas de governo, quando de competência federal ou estadual. Em alguns casos, esclarece, as propostas foram descartadas por não terem amparo legal para a execução.
Durante a Conferência também deverão ser escolhidos os representantes para a Conferência Regional, bem como os integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Os membros são eleitos a cada dois anos.

Confira a seguir o calendário de pré-conferências ainda previsto:

Área urbana
06/07 – 19h – Associação de Moradores do Jardim Panorama I para usuários do Jardim Panorama
07/07 – 19h – Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre para usuários da região do Jardim Porto Alegre
08/07 – 19h – Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para todos os segmentos

Área rural
06/07 – 19h – Clube Socedema para usuários da região de Dez de Maio
07/07 – 19h – Pavilhão da Igreja Católica de São Luiz do Oeste para moradores do distrito.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29