Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

EDUCAÇÃO

Centro de Juventudes e UTFPR firmam parceria para Oficinas de Robótica

Adolescentes e Jovens dos CJUs serão atendidos em breve com oficinas de robótica

05/07/2019 - 20:17


  • Rob%c3%b3tica utfpr cju carlos rodrigues  %284%29

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Juventude firma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná  - UTFPR Campus Toledo. Os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Tecnologia em Sistemas para Internet, oferecerão aos Centros da Juventude - CJUs do Jardim Coopagro e Jardim Europa “Oficina de Robótica” .

A Oficina de robótica para os jovens do CJUs tem por objetivo apresentar conceitos básicos de eletrônica, raciocínio lógico, programação e mecânica.

Além disso, o intuito é desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização e projetos. Isso será feito por meio da utilização de kits de montagem compostos por peças diversas, tais como motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos robôs a serem construídos durante as oficinas.

O Secretário da Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, avalia a parceria. “Estamos contentes em firmar mais uma parceria que garantirá um desenvolvimento ainda maior para esses jovens em sua vida, rumo ao mercado de trabalho”.

Essa é uma forma encontrada para aumentar o interesse e a criatividade dos participantes por meio da integração de diversas áreas de conhecimento. Além de proporcionar uma formação complementar aos atendidos pelo projeto.

O curso contará com Professores do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, Jefferson Gustavo Martins e Rosane Passarini, aluno no curso de Engenharia Eletrônica Gustavo Klein e o Coordenador do Curso de Engenharia da Computação Daniel Cavalcanti Jeronymo. O Diretor de Apoio a Juventude, Valtair Alves de Moura, Secretário Jairo Luiz Cerbarro, também estarão presentes. 

O Diretor de Apoio a Juventude, Valtair Alves de Moura, elogia a atitude por parte da UTFPR em ouvir as demandas e as propostas da Secretaria da Juventude. “É um pedido da juventude para que se existisse essa possibilidade, e eles nos receberam de forma muito boa, o que superou nossas expectativas”. Inicialmente as oficinas atenderão 40 jovens. Poderão participar pessoas de 15 a 29 anos.