1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Professores e integrantes do Projeto 5ª Essência participaram de Festival Internacional de Hip Hop

O grupo participou do FIH2 "Festival Internacional de Hip Hop que aconteceu em Curitiba

23/07/2019 - 18:07


O ESSÊNCIAS é um projeto social de danças urbanas idealizado pela companhia de dança 5ª Essência. E realizado através da Associação  de Hip-Hop Cultural Esportiva e Social de Toledo-PR - AH2T e que através da Secretaria da Juventude, realiza aulas de danças nos Centros da Juventude (CJUs) do Jardim Coopagro e Europa com os jovens matriculados e  atendidos semanalmente nos locais. Essa semana o grupo deu mais um passo importante em seu desenvolvimento com a participação no evento FIH2 “Festival Internacional de Hip Hop, que aconteceu em Curitiba.

Inicialmente a parceria visa além do apoio com transporte, aulas nos CJUs, onde atualmente são atendidos 50 adolescentes e jovens que participam ativamente do Projeto Essências, turmas iniciantes e grupo de apresentações. 

O festival foi um momento para capacitação dos professores e dançarinos, aproximadamente 10 pessoas de Toledo foram a Curitiba. Entre eles alguns integrantes da Tolebreaker'z, projeto de break dance realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo - CEU das Artes, que também  participaram do evento com apoio da Secretaria da Cultura e Secretaria da Juventude.

A Professora de dança dos CJUs, Fernanda Fetter, explica que a capacitação é para melhorar a qualidade artísticas dos dançarinos de Toledo. “Essa é uma atividade importante para os participantes dos CJUs e temos que agradecer pelo auxílio oferecido pela Secretaria da Juventude com o transporte, com isso podemos ampliar nossos conhecimentos e buscar o reconhecimento quando representar o município nas próximas competições ”, relata. 

Durante o festival os jovens toledanos puderam conhecer a história e aprender um pouco com dançarinos de renome internacional como o STORM, reconhecido pelas técnicas de B-Boy, Locking e Popping. Com início da profissional em 1984 é um artista pioneiro e carismático. Boogaloo Sam, criador do estilo Popping e Boogaloo Style. Em 1976,  iniciou um grupo de dança de rua chamado – The Electric Boogaloo.

Outros dois importantes pioneiros na área, Shabba Doo iniciou em 1970 membro original da Soul Train Gang na TV Soul Train, dentre outros. Recentemente recebeu um prêmio inaugural de realização vitalícia de onde também é membro efetivo: Comitê de Artefatos, Exposições e Preservação do Hip-Hop Universal Museu em Los Angeles. Henrique Bianchini também esteve presente no evento, ele é educador físico pela Unesp, com 20 anos de envolvimento com as Street Dances. Pesquisador da cultura Hip Hop e das Danças Urbanas com método próprio para o ensino de Dança e todos os participantes puderam aprender um pouco mais com ele.

Sem nome %281144 x 250 px%29