1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Marvel ou DC? A disputa de gigantes está longe do fim

Entusiastas dos quadrinhos, o público geek leva as criações a ferro e fogo, mesmo com uma inegável semelhança entre os personagens de cada uma das produtoras

30/07/2019 - 12:09


A ComicCon, evento geek que acontece todos os anos, em diversas partes do mundo, sempre reacende uma velha pergunta, que rende boas  polêmicas entre os fãs do gênero: Marvel ou DC? É claro que ambos os universos contam com personagens e enredos de encher os olhos, mas  a rivalidade entre os fãs sempre foi a ignição para produções cada vez mais emocionantes dos criadores dos fantásticos mundos dos  super-heróis.

Entusiastas dos quadrinhos, o público geek leva as criações a ferro e fogo, mesmo com uma inegável semelhança entre os personagens de cada uma das produtoras. Até quem não é muito próximo desta polêmica irá concordar que a Liga da Justiça, da DC, e os Vingadores, da Marvel, têm muito mais em comum do que muitos gostariam de admitir. Embora os personagens sejam únicos, o propósito do grupo é reunir os mais fortes heróis na difícil missão de salvar o mundo dos planos mirabolantes de vilões tão bem construídos quanto os heróis.

https://cms.ics-digital.com/ckeditor_assets/pictures/36005/content_4350641038_f4b81b6fe4_b.jpg

Foto: "Captain America vs. Captain Marvel" (CC BY 2.0) por JD Hancock

 

Os produtores parecem gostar dessa divisão. Recentemente, um personagem do universo DC teve seu reconhecimento pela Marvel. De acordo com o portal Legião dos Heróis, da UOL, Tony Stark (ou Iron Man) fez referência à kryptonita, o calcanhar de Aquiles do Superman, como algo que o domina completamente.

Não é possível saber se isso foi uma jogada de marketing ou se os dois universos estão, finalmente, abertos para uma aproximação. Mas uma coisa é certa: independentemente de ser uma criação da Marvel ou da DC, a rentabilidade dos super-heróis sempre foi estratosférica. Além das superproduções cinematográficas, os heróis inspiram diversas linhas de produtos em segmentos variados, como por exemplo os jogos de roleta em sites especializados, como a roleta do Superman da Betfair, em que é possível imergir no fantástico universo criado pela DC e vivenciar um pouco do sucesso dos quadrinhos. Além disso, existem linhas completas de roupas, acessórios variados, decorações, livros de colecionador, bonecos colecionáveis (action figures) e até mesmo obras de arte. Vale tudo para sentir a emoção que os quadrinhos passam para nós, desde que começamos a nos interessar pelo assunto.

A disputa entre a Marvel e a DC não é recente, mas nos anos 2000 ficou mais acalorada quando ambas resolveram levar a briga para os cinemas, lançando franquias de seus personagens. O sucesso reverbera na indústria do entretenimento até hoje, que se vê satisfeita com a euforia dos fãs em acompanhar as sagas de seus personagens prediletos no cinema.

 

https://cms.ics-digital.com/ckeditor_assets/pictures/36006/content_wood-art-fiction-books-comic-comiccon-1389337-pxhere.com.jpg

Foto: Pxhere

 

A próxima jogada da Marvel nos cinemas tem previsão para entrar em cartaz já em 2020, com os lançamentos dos filmes que abordam a história da Viúva Negra, vivida por ninguém menos que a bela e competente Scarlett Johansson, e Os Eternos, que conta com um elenco de peso, com nomes como Angelina Jolie, Millie Bobby Brown (de Stranger Things) e Keanu Reeves. A DC provou que pode ir muito mais longe com as recentes produções Mulher-Maravilha, Aquaman e o campeão de bilheteria Batman vs. Superman (que arrecadou nada menos do que US$ 873,6 milhões de dólares em 2016).

Independentemente do lado que escolhemos, os filmes de super-herói nos levam a um universo de justiça e emoção, onde nos pegamos admirando a ética dos nossos ídolos, dando tudo de si para nos salvar. As cenas de ação, os diálogos, a construção do enredo e o relacionamento bem trabalhado entre os personagens são, certamente, suficientes para que tanto a Marvel quanto a DC continuem nos surpreendendo com suas superproduções.

Sem nome %281144 x 250 px%29