1144x150 %284%29

TOLEDO

Direito da FAG Toledo cria grupo de estudos sobre gênero e violência contra as mulheres

Alunos e professores se reúnem um sábado por mês para estudar e discutir o tema

30/07/2019 - 13:28


O curso de Direito da FAG Toledo iniciou em 2017 um grupo de estudos sobre Direito e Gênero. O grupo composto por docentes do curso e acadêmicos se reunia para estudar sobre gênero, feminismo e tratados internacionais sobre direitos humanos das mulheres e os caminhos percorridos pela legislação brasileira para se chegar às normas atuais de proteção aos direitos das mulheres.

“A partir deste trabalho inicial, pensamos em criar o Grupo Elza Soares, que presta uma homenagem a artista que tem uma história de luta severa com machismo, foi obrigada a casar com homem que a estuprou, teve um relacionamento com garrincha, abusivo, se envolveu com álcool e drogas e tudo isto a torna um objeto de estudo e um símbolo de mulher, negra que sofreu tudo isto na pele”, relata a coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo Camila Ricci, que também participa do grupo como orientadora.

A partir do Grupo Elza Soares os trabalhos de estudos foram ampliados, não perdendo a perspectiva do feminismo, também entraram nas reuniões temáticas como a mulher negra, transexual e também os homossexuais. “O grupo passou a ser de estudos e enfrentamento, com as reuniões mensais aos sábados, aberto para todos os alunos do curso e pretendemos ampliar ainda mais com o convite que será feito para que os outros cursos também participem destes estudos”, relata a docente.

As acadêmicas monitoras do Grupo Elza Soares criaram uma página no Instagram com conteúdo voltado ao tema violência de gênero. A página possui vasta informação sobre o tema e é uma forma, segundo o grupo, de identificar este tipo de violência no dia a dia e buscar proteção.

Crédito: Assessoria de Comunicação

Sem nome %281144 x 250 px%29