1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Pequenas Conversas, Grandes Transformações será lançado nas escolas estaduais

 

Desenvolver ações educativas em escolas da rede pública de ensino estadual para prevenir a ocorrência da violência contra mulheres.

31/07/2019 - 18:25


Direitos e deveres acerca da violência contra mulher, na semana que marca os 13 anos da Lei da Maria da Penha, serão temas de atividades nas escolas estaduais. A iniciativa inédita da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) vai envolver os alunos dos 6º anos da rede pública de ensino, indicados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo.

O projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” irá atuar nos prismas: prevenção, informação e coerção da violência contra a mulher. O projeto será lançado na próxima segunda-feira (5) e objetiva trabalhar os tipos de violência contra a mulher, divulgar a rede de serviços e apoio à mulher vítima de violência, estimular os alunos a serem agentes transformadores, prevenindo à violência doméstica e familiar. As atividades acontecerão no Colégio Estadual Antônio José Reis, Colégio Estadual Jardim Europa, Colégio Estadual Jardim Maracanã, Colégio Estadual Novo Horizonte, Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, conforme o cronograma.

“Partindo da análise de dados referentes à violência contra a mulher no município, observou-se a necessidade de dialogar sobre esse assunto dentro das escolas. A educação é uma ferramenta de transformação e uma aliada para prevenir e reportar qualquer ação de violência contra a mulher, possibilitando melhorias para sociedade”, comenta a secretária da pasta Larissa Ribeiro.

Ela detalha que esse projeto realizará uma oficina em período de turno regular dos alunos e mediante uma organização direcionada ao objetivo de instigá-los e estimulá-los a uma nova postura diante da violência doméstica contra a Mulher. “Esse projeto faz parte de uma proposta pedagógica que vamos trabalhar com os alunos para que possam disseminar as informações com suas famílias. É um trabalho de aproximação para que a comunidade possa conhecer mais sobre o trabalho da Secretaria da Mulher”, explica Larissa.

NA PRÁTICA – O projeto vai acontecer em duas etapas. No primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas com os alunos durante as oficinas “Pequenas conversas, grandes transformações”, com a utilização de material gráfico, debate e confecção das plaquinhas para o Mural dos Desejos Ecológico.

No segundo momento, marcado para o dia 28, será o fechamento do projeto. O encontro será realizado no Horto Municipal, ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na oportunidade estarão presentes representantes das escolas envolvidas para o momento simbólico de lançamento do Mural dos Desejos Ecológico, onde serão fixadas as plaquinhas ecológicas com desejos para o futuro e ficarão expostas na grade para visitação.

Sem nome %281144 x 250 px%29