1144x150 %284%29

CULTURA

2ª edição do Festival de Teatro Infantil vai homenagear ator Simão Cunha

Mascote Simãozinho dá cara ao festival e é uma homenagem póstuma ao artista que fez história no teatro infantil

08/08/2019 - 18:01


Está chegando a 2ª edição do Festin, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que vai acontecer entre os dias 10 e 15 de setembro. Mas antes disso, os cascavelenses já vão começar a conviver com uma figura que vai marcar toda a divulgação do evento: o mascote Simãozinho. O simpático mocinho que dá cara ao festival representa Simão Cunha, ator e professor de teatro que teve sua história ligada ao Festin e que, infelizmente, faleceu em janeiro deste ano, de maneira muito precoce, aos 30 anos.

Essa foi a maneira encontrada pela organização do festival para homenagear o artista que integrou várias companhias de teatro, era natural de Campina Grande, na Paraíba, mas também cruzou o caminho dos paranaenses, já que estudou e trabalhou no Paraná. “Conhecemos o Simão em Curitiba quando ele entrou na Faculdade de Artes do Paraná. Era um menino muito amável e realizou trabalhos incríveis com teatro infantil. Quando idealizamos o Festin, o Simão foi o primeiro profissional que lembramos. No entanto, a primeira edição foi bem regrada e acabamos não o convocando para os trabalhos. Assim que tivemos a perspectiva de continuação do Festin, o Simão foi convocado para direção artística e também como oficineiro. Mas ele nos deixou antes disso. Ele teria adorado participar, já que tudo o que mais curtia era o teatro infantil e a formação intelectual dos pequenos espectadores. Por isso decidimos homenageá-lo no Festin 2019”, conta Bruna Bailey, produtora executiva do Festin.

Simão estampa os materiais gráficos do festival, também virou desenho animado e ilustração para ser colorida pelas crianças, além de se transformar em um bonequinho de feltro, para que fique marcado na memória do público. Uma forma de perpetuar o legado do talentoso ator que era apaixonado pela arte de encenar, especialmente quando se tratava de uma plateia infantojuvenil. “Simão se doou completamente à cultura e ao teatro. Ele fez da sua vida um exercício intenso e autêntico de envolvimento com as questões que podem levar a humanidade para um lugar de paz, de equilíbrio, de lucidez. Através do riso, da leveza dos seus textos e espetáculos, Simão inquieta e encuca todos os espectadores a pensar de maneira mais global e humana. Ele teve uma vida de muita doação, quando se envolvia com as questões artísticas, se doava por completo. E tem um legado muito importante para as crianças: ele acreditava que elas, verdadeiramente, representavam o futuro e plantando nelas algumas sementes é possível ter uma transformação da sociedade”, comenta o professor Marciano Cunha, irmão mais velho de Simão.

A família de Simão ficou muito emocionada com a homenagem. “É uma homenagem merecida que garante a perpetuação da memória e dessa bondade que existia nele. Ele falava com muito carinho do Festin, porque esse festival tem a essência do Simão: enxergar a beleza no simples, tornar disponíveis espetáculos com qualidade e profundidade. E esse processo de tirar a arte das capitais e levá-la para cidades interioranas era uma das bandeiras do Simão. Tenho certeza que ele está muito feliz por saber que tem um festival que ele ajudou a conceber que está preocupado em reconhecer o legado que ele deixou nessa breve passagem por aqui. As crianças que passarem pelo Festin sentirão essa energia e essa paz do Simão”, agradece Marciano.

Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro.

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

Sem nome %281144 x 250 px%29