1144x150 %284%29

CULTURA

Orquestra Sinfônica do Paraná vem a Toledo

Na quarta-feira (13), o Teatro Municipal de Toledo recebe a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do Maestro Cláudio Cohen e a participação do Solista Hélio Leite (Harpa). O espetáculo inicia às 20h e a entrada é franca.

06/07/2011 - 06:33


A promoção é da Secretaria da Cultura e os interessados em prestigiar a Orquestra devem retirar os convites a partir da quinta-feira (7), na Casa da Cultura ou no Teatro Municipal. Outras informações nos telefones (45) 3378 4548 ou (45) 3378 2528.

Hélio Leite - harpista

Natural do RJ,estudou harpa com a célebre virtuosa espanhola Léa Bach de Llobera,Maria Celia Machado(UFRJ),Deborah Feld(Indian Hill Symphony)e em master class com Sarah Bullen(Chicago Symphony).Com pouco mais que um ano de iniciado no instrumento,foi aprovado no vestibular para o Bacharelado em Harpa da UFRJ,fato inédito na história deste curso dadas as dificuldades inerentes ao instrumento.No mesmo ano,ingressou por concurso na Orquestra Jovem do Theatro Municipal do Rio/Funarj e também como 2o harpista na Orquestra Sinfônica Brasileira com destacados elogios por parte de seu então diretor musical,maestro Isaac Karabtchevsky.Em 1985,foi um dos cinco alunos selecionados em audição nos diversos cursos de graduação da UFRJ para os concertos comemorativos do tricentenário de Bach e Haendel quando tocou a Partita em Si menor para violino de Bach em transcrição para harpa.Em 1988,após sua 1a atuação como convidado na Orquestra Sinfônica do PR,transfere-se para Curitiba após ingresso no grupo mediante concurso público.No ano seguinte,um convite para ocupar a cadeira de 1o harpa da Orquestra Sodre-Uruguai pelo seu diretor musical à época,maestro David Machado.Paralelamente às temporadas da OSP,tem prestado como 1o harpa convidado em praticamente todas as orquestras mais importantes do país;duas temporadas completas com a OSPA(1997/1998),como 1o harpa na Osesp(1997 a 1999 ),Sinfônica da Bahia,Orquestra da Radio Cultura-SP,concertos com a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília,Sinfônica da Paraíba,Orquestra de Câmara de Blumenau,entre outras.Deu palestras e master classes para a American Harp Society,Festival Vale do Café(RJ),cursos de harpa em Treze Tílias-SC e Porto Alegre e ainda,palestras sobre a obra do compositor de sua predileção,Richard Wagner,para as séries "Ópera em Video-laser" do Banco Real.Participou das 3a e 5a edições do Rio Harp Festival,tocando,neste ano,um dos recitais de encerramento do evento carioca juntamente com o harpista barroco inglês Andrew Lawrence-King.Em julho de 2010,tocou o 1o recital de harpa do Festival de Música de Londrina em 30 anos de história deste evento.Em 14 de dezembro de 2010 apresentou em recital na Igreja da Ordem em prol do Cenáculo Arquidiocesano de Curitiba.

Cláudio Cohen - maestro


Cláudio Cohen é brasiliense, maestro e violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior seja como maestro, solista, camerista bem como artista convidado dos principais festivais de música e orquestras do Brasil, é membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atuou por muitos anos na condição de Spalla. Atualmente e Maestro Titular e Diretor Musical da OSTNCS nas temporadas de 2011 a 2014.

Faz parte do Quarteto de Brasília com o qual já realizou turnês pelo Brasil, Ásia, Américas, Europa e gravou 9 CDs, o primeiro deles vencedor do Prêmio Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Premio TIM de música ano 2003, indicação para o VII Prêmio Carlos Gomes sendo em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Premio Carlos Gomes com o Quarteto de Brasília, Premio Brasil de Excelência ALMUB 2006 e Premio Accorde Brasil 2008. Cláudio Cohen foi parecerista em projetos culturais do MinC; professor de violino do Departamento de Música da UnB, tendo também ministrado cursos nos principais festivais de música do país. Exerceu entre 1999 e 2004 à função de Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. É membro e foi Diretor de Música da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília no Grau de Oficial e da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador. Trabalhou intensamente a prática da regência com os maestros Silvio Barbato (2002) e Emílio de César (2002-2006), tendo também recebido orientações dos maestros Carlo Paleschi (Itália), Miguel Graça Moura (Portugal), Ermano Florio (USA), Fabiano Mônica (Itália), Carmine Pinto (Itália), Christian Ehwald (Alemanha), Roberto Montenegro (Uruguai), Francesco La Vechia (Itália) e Abel Rocha (São Paulo). Em aulas particulares.

Atuou como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro nas temporadas de 2002 e 2003.

Atuou como Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Filarmônica de Brasília nas tempordas de 2006 a 2010.

Diretor de Cultura da Associação Comercial do DF, Claudio Cohen é detentor do titulo de Cidadão Honorário de Brasília concedido pela CLDF em 2009.

Lançou em 2010 o CD da “Sinfonia Brasília” do compositor Jose Guerra Vicente,que tem recebido elogios dos especialistas

 

Sem nome %281144 x 250 px%29