1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Estação meteorológica da PUCPR auxilia produtores rurais da região de Toledo

Universidade contribui para o desenvolvimento da agricultura local com dados  coletados de hora em hora

12/08/2019 - 18:03


O equipamento que faz a leitura das condições climáticas está instalado na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Câmpus de Toledo, na altura de 1,5 metros do solo, livre de barreira. A estação meteorológica da Instituição fornece informações importantes para os produtores rurais do município e região.

 

Segundo o professor do curso de Agronomia da PUCPR, Alexandre Luis Müller, a estação fornece dados dos níveis de precipitações, velocidade máxima e mínima dos ventos, a direção, além do índice de umidade relativa do ar. “Esses dados são coletados de hora em hora e diariamente é emitido um resumo que fica à disposição da comunidade, pois o intuito é fazer com que esse serviço também possa contribuir com as decisões tomadas pelos agricultores quando o assunto é lavoura”, completa.

 

O professor explica ainda que o equipamento registra os fenômenos naturais e assim contribui com informações importantes para a agricultura da região. “Ao avaliar as condições de chuva e de seca, alerta de geada emitido via o Simepar, bem como a umidade relativa do ar, o engenheiro agrônomo avalia a realidade do solo para decidir se está favorável para semeadura, ou se existem fatores agravantes como o aparecimento de alguma doença devido o clima”, conclui o professor.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29