Img 3650

CULTURA

XVII Mostra Hispanoamericana sera no próximo dia 31

Participam da apresentação alunos do Colégio Experimental Brasil Paraguai e da Universidade Nacional de Assunción

14/08/2019 - 17:28


Será realizada no dia 31 de agosto, às 19h30min, no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica de Toledo, no Ginásio do Sesi, na Vila Operária, a XVII Mostra Cultural Hispanoamericana. O evento já é tradicional em Toledo, realizado todos os anos pelo Centro Cultural Ethosfera (Polys Idiomas e Explorium Turismo) como forma de divulgar e promover a cultura hispanoamericana em Toledo. Os ingressos há estão à venda a R$ 10,00 e a renda será destinada a manutenção do projeto de Ginástica Rítmica de Toledo.

Conforme o sócio proprietário da Polys e da Exploriun, Rosan do Prado, organizador e idealizador do evento, neste ano a Mostra vai fazer uma imersão no folclore, na dança, na música, na arte paraguaia. Nas edições anteriores foi trazida uma mescla de diversas culturas, incluindo a da Argentina, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, entre outros países. Neste ano a opção será a cultura paraguaia, que será mostrada com mais detalhes, em diferentes aspectos.

Participam da apresentação alunos do Colégio Experimental Brasil Paraguai e da Universidade Nacional de Assunción. Os alunos fazem parte do projeto, preparam-se na escola e participam de diversas apresentações no Paraguai e em outros países, difundindo a cultura hispanoamericana.  Em Toledo, o projeto começou no ano 2000 e vem sendo realizado todos os anos, envolvendo também uma parceria com a prefeitura de Toledo, que cedia o espaço no Teatro Municipal. Como o Teatro está em reformas, o local foi mudado neste ano para o Centro de Treinamento da GR.

Desde 2016, a Ethosfera repassa o recurso da bilheteria para a Associação Toledana de GR, visando a manutenção do projeto de GR no município. “Antes a gente fazia gratuitamente, mas quando assumimos a presidência da Associação Toledana de GR percebemos que o evento poderia ser uma fonte de recursos para a entidade e assim auxiliar o projeto de GR de Toledo, que beneficia tantas crianças e adolescentes com o incentivo da prática do esporte”, conta Rosan.

Ele reforça o convite à população para que prestigie a XVII como forma de valorizar e conhecer a cultura paraguaia e ao mesmo tempo colaborar com o projeto de GR de Toledo, que forma crianças e adolescentes através do esporte. Os ingressos poderão ser adquiridos na Polys Idiomas ou com atletas da GR.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29