1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Grupo teatral curitibano propõe mergulho no realismo fantástico em espetáculo com bonecos

Peça “Aventuras Possíveis” do grupo teatral Auto-Peças será uma das atrações do Festival de Teatro Infantil de Cascavel

20/08/2019 - 14:21


Sabe aquela sensação quando seu sonho tem tantos detalhes que você acorda achando que foi real? Aquele momento que você não consegue distinguir muito bem se está mesmo acordado? Essa linha entre o que é realidade e o que é sonho é livremente cruzada no espetáculo “Aventuras Possíveis”, que faz parte da programação do Festin 2019. Durante o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que vai acontecer entre 10 e 15 de setembro, o grupo teatral Auto-Peças, de Curitiba, vai apresentar a peça que conta com manipulação de bonecos, fantoches, dedoches e objetos. Com esse formato, o grupo conta três contos do escritor Ignácio de Loyola Brandão. 

Os personagens são pessoas comuns, mas que são colocadas em situações surreais como acordar falando uma língua desconhecida, abrir uma torneira e entrar pelo cano ou sentir todo o profundo silêncio do mundo e ter uma vontade incontrolável de gritar. “Aventuras Possíveis” é um convite para um mergulho em um universo de realismo fantástico, que usa o humor delicado e uma sutil ironia para fazer um retrato sarcástico e poético da realidade. “Os textos mostram como reagimos às situações do dia a dia que achamos ou sentimos que só você vê ou só acontece contigo. Um exemplo é quando queremos falar algo para alguém, mas essa pessoa não entende ou quando temos a sensação de gritar ou até mesmo quando situações não saem de acordo com aquilo que desejamos (quem nunca perdeu uma chance e entrou pelo cano?)”, explica o ator, diretor, produtor e bonequeiro Guto Scheremetta. 

A apresentação em Cascavel durante o Festin vai acontecer em um momento especial para a companhia teatral, já que o grupo Auto-Peças está completando 10 anos. Com o princípio de valorizar o fator artesanal na construção dos espetáculos, a companhia tem esse nome porque trabalha em uma oficina, construindo todos os elementos usados em cena com as próprias mãos. E toda essa peculiaridade do grupo poderá ser conferida pelo público cascavelense gratuitamente no dia 15 de setembro (domingo) às 14h no Parque Tarquínio, com presença de um intérprete de libras, para democratizar o acesso à arte e cultura! 

Além disso, os atores farão uma apresentação especial para os moradores da comunidade San Martin, no dia 14 de setembro (sábado) às 20h. “Gostamos de apresentar para o público infantil pois temos como maior interesse a difusão da arte e da cultura no país desde a infância. Crianças, adolescentes e jovens precisam ter acesso aos bens culturais”, finaliza Guto. 

Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 


A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse:www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29