Casa de not%c3%adcias 1144x150

Reunião busca eliminação de formigas em Assis Chateaubriand

Na semana passada o Governo municipal, através da Secretaria de Agricultura, reuniu entidades do Estado, empresas e técnicos ligados à agricultura para discutir a invasão de formigas saúva no município e região. Presentes, a C.Vale, Siloti, Aduplan, Casa Norishi, Coamo, Emater, Proverde, Emater e SEAB.

06/07/2011 - 13:17


Os participantes fizeram um projeto que se inicia com o treinamento da equipe, pelo SENAR, que vai mapear e fiscalizar o município, em busca de formigueiros que possam oferecer risco à agricultura. O secretário de Agricultura, Maurício Daciulis, explicou que houve um comprometimento de todos os participantes da reunião, em promover uma conscientização geral sobre o problema. “Temos um alerta regional. A saúva consegue voar distâncias de até 50 quilômetros. Elas acabam com muitas plantas, principalmente eucalipto e pastagens”, avisa.
Maurício disse também que o município não pretende multar ninguém por não combater a formiga nas propriedades, mas se a situação ficar mais séria do que está, terá de tomar medidas mais rígidas. “Em caso de reincidência as multas são necessárias”, notifica.
A Secretaria de Agricultura do município conseguiu o apoio da Itaipu Binacional. A usina vai oferecer palestras sobre o assunto com profissionais especializados, que falarão sobre ninhos e controle na proliferação das formigas.

 

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29