1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Campeonato de Pipa vai premiar os melhores e sortear bicicletas

Uma programação especial, neste domingo (10), vai colorir o céu do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo. Será o primeiro Campeonato Municipal de Pipa, que vai premiar os três primeiros colocados nas categorias menor pipa, maior e mais bonita. A programação será das 14h às 17h, e os 100 primeiros inscritos vão ganhar uma pipa para participar da brincadeira. No local também serão montadas oficinas para a produção de pipas.

06/07/2011 - 13:20


“Vamos fornecer o material e estrutura para a confecção das pipas. Cada um poderá fazer a sua, com a orientação dos instrutores que estarão no local”, comenta o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Ivânio Pioresan, da comissão coordenadora do evento. Segundo ele, o material que será disponibilizado é suficiente para a confecção de cerca de 100 pipas.
Este é o primeiro campeonato nesta modalidade realizado em Toledo e a expectativa é grande. “Diversas pessoas entraram em contato, em busca de informações. Além disso, a mobilização dos estudantes nas escolas e o burburinho já existente na cidade, anima os organizadores”, comenta ele. “É o primeiro. A gente nunca sabe, mas esperamos uma participação boa, pela oportunidade que o evento representa de convivência em família, em contato direto com a natureza”, comenta Ivânio, ressaltando as características do Parque para a prática deste esporte. Totalmente aberto e sem rede de energia, o local pode ser utilizado para este esporte com total segurança.
Nas escolas, diretores, professores e alunos também estão animados com a perspectiva do evento. Em sala de aula, na última semana de aulas, antes do recesso de julho, algumas escolas realizaram oficinas de confecção de pipas, estimulando a participação dos estudantes no Campeonato. “Divulgamos o evento aos diretores e pedimos que eles trabalhassem com os alunos em sala de aula”, informa a coordenadora da área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Andréia Tadiotto. A confecção de pipas nas escolas faz parte do currículo das aulas de Educação Física e Artes, na área de confecção de brinquedos. “Além do lúdico, a confecção de pipas permite trabalhar de forma multidisciplinar diversas habilidades e conhecimentos, como coordenação motora fina e princípios da Física e da Matemática”, destaca a professora. “Os alunos estão muito empolgados e aprendem brincando”, complementa.
Em algumas escolas, como na Anita Garibaldi, os alunos vão aprender também a preservar o meio ambiente. Eles vão utilizar materiais recicláveis para a confecção das pipas. A produção será feita pela manhã e tarde, integrando a programação festiva da escola, no último dia de aula, antes do recesso de julho.
Uma comissão formada por seis professores da Secretaria Municipal de Esportes vai avaliar as pipas inscritas. No ato da inscrição, que é gratuita e poderá ser feita no local, o candidato deverá informar em qual categoria deseja participar: maior pipa, menor ou mais bonita. É proibido o uso de cerol, material utilizado para cortar a linha dos adversários, sob pena de desclassificação, e a pipa deverá voar. “Se não voar, não adianta ser a maior, menor ou mais bonita. Ela precisa subir ao céu para ser avaliada”, explica Ivânio.
Os vencedores serão premiados do primeiro ao terceiro lugares com troféus e medalhas e os inscritos vão participar do sorteio de três bicicletas. Para participar do sorteio é necessário inscrever-se no campeonato.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29