Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

AGROPECUÁRIA

Doença de suínos é tema de palestra na PUCPR

 

Universidade sedia workshop da Abraves em Toledo

05/09/2019 - 22:26


  • Puc

Reunindo profissionais do setor, produtores, empresas e estudantes, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) - Câmpus de Toledo recebe, no dia 09 de setembro, um workshop sobre doenças emergentes e reemergentes de suínos. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos - Abraves a  fim de estimular o debate sobre a cadeia suinícola. 

“O objetivo da ação é promover a manutenção da sanidade do rebanho suíno e melhoria da vigilância a campo, capacitando os profissionais da defesa sanitária e da iniciativa privada para atualizar os conhecimentos dos fatores de riscos de entrada da doença, entre outros aspectos”, explica Everton Zotti, professor do curso de Agronomia da PUCPR. O workshop vai abordar ainda temas que visam harmonizar as informações entre o serviço veterinário oficial e o setor privado para ampliação da vigilância a campo, além de discussões sobre como adotar medidas de contingenciamento e melhorar a comunicação das doenças emergentes e reemergentes ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

O evento é organizado pela Abraves, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Inscrições

Voltado tanto para profissionais do SVO quanto para os do setor privado que atuam na sanidade e vigilância do rebanho, assim como aqueles que prestam assistência técnica a produtores de suínos, gerentes de granjas e líderes, médicos veterinários ligados à prestação de serviços em granjas e empresas de genéticas, pesquisadores e docentes que atuam na suinocultura ou áreas afins, o workshop tem inscrições gratuitas e que podem ser realizadas diretamente no local.

Programação

8h às 10h - Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica - Dra. Masaico Mizuno Ishizuka

10h às 10h30 - Intervalo

10h30 às 11h - Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos

11h às 12h - Papel do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no atendimento às enfermidades de notificações obrigatórias

12h às 12h30 - Encaminhamentos da manhã - representantes da ABCS

14h às 16h - Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno - Dra. Masaico Mizuno Ishizuka

16h às 16h30 - Intervalo

16h30 às 17h30 - Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno - Dra. Masaico Mizuno Ishizuka

17h30 às 18h10 - Atuação do Serviço Veterinário Oficial nas doenças vesiculares dos suínos - representantes do SVO

18h10 - 18h30 - Encaminhamentos finais - representantes da ABCS

 

Serviço:

Workshop sobre doenças emergentes e reemergentes de suínos

Data: 9 de setembro

Horários: 8h às 18h30

Local: Auditório da PUCPR – Câmpus Toledo

Inscrições gratuitas no local.