Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Entidades participam de reuniões públicas para Orçamento do Povo

Começaram no dia 4, no interior do município, e serão realizadas a partir do dia 11, na área urbana do município de Toledo, as reuniões públicas do Orçamento do Povo. Elas visam tirar dúvidas e prestar esclarecimentos aos presidentes de entidades, integrantes de diretorias de associações e grupos de idosos visando a participação destas na elaboração do Orçamento do Povo para 2012.

06/07/2011 - 14:07


O projeto prevê a aplicação de R$ 2,4 milhões, 20% a mais do que no ano passado, em ações definidas pela comunidade, proporcional à participação popular nas assembléias definidas em um calendário próprio. No interior, as reuniões prévias estendem-se até o dia 8 de julho e na cidade, de 11 a 15 de julho, e servem também para confirmar as datas das assembleias. Elas terão que ser exclusivas e não conflitar com outros eventos na comunidade.
O município foi dividido em 32 Organizações Comunitárias, duas a mais do que no ano passado, no primeiro ano de implantação do projeto. As organizações congregam um grupo de entidades, divididas por localização geográfica. Neste ano, com a implantação de novos conjuntos populares foi criada uma nova OC no Jardim Santa Clara IV e desmembrada a OC da Vila Pioneiro, com um grande contingente populacional.
Sanadas as dúvidas iniciais, durante as reuniões, os representantes das entidades têm dez dias para informar à coordenação do projeto sobre as ações que pretendem desenvolver. Esta informação é necessária para que seja feito um orçamento prévio dos custos de cada investimento. “Estamos muito animados com o projeto, especialmente em função da satisfação das comunidades, pelas ações que foram executadas no ano passado, e o interesse demonstrado para a nova edição do programa. As entidades estão se organizando na definição de ações e também na mobilização dos participantes”, comenta o assessor comunitário, Adriano Theves Galvão.
Segundo ele, a participação está sendo muito boa e a expectativa neste ano é uma mobilização maior na cidade. No primeiro ano, a maior parte dos recursos foi para o interior, graças a participação ativa dos moradores. Como os recursos são definidos de acordo com a participação popular, é necessário que as entidades mobilizem o maior número de pessoas, assegurando desta forma os recursos pretendidos para cada OC. A maioria dos pedidos, segundo estima Galvão, deve girar em torno de equipamentos para os centros comunitários e pequenas melhorias nas comunidades do interior e bairros.
Durante as reuniões prévias também estão sendo repassadas informações sobre a aplicação dos recursos aprovados no primeiro ano. Cerca de 85% do Orçamento do Povo de 2011 já foi executado. Uma nova licitação será feita ainda neste ano, na tentativa de adquirir os bens e serviços solicitados pelas comunidades. As entidades também deverão definir a aplicação do saldo restante das licitações. Os recursos poderão ser utilizados ainda neste ano ou mantidos no orçamento para 2012. “As entidades terão que discutir e definir a melhor forma para a aplicação destes recursos”, explica Adriano.

Veja a seguir o calendário de reuniões do Orçamento do Povo na sede e no interior:
Interior (todas às 19h)
06/07 – Concórdia do Oeste - clube
06/07 – Cerro da Lola - clube
06/07 – Dez de Maio - Socedema
06/07 – Xaxim – Associação de Moradores
07/07 – Vila Ipiranga – Clube Vila Ipiranga
07/07 – Dois Irmãos – Clube Santa Cecília
07/07 – São Miguel – Clube São Miguel
08/07 – Bom Princípio - Clube
08/07 – Ouro Preto – Clube da comunidade
08/07 – Nossa Senhora do Roccio – Associação de Moradores
08/07 – Linha Mandarina – Associação Usina

Sede (todas às 19h)
11/07 – Pioneiro – Escola Walter Fontana
11/07 – Santa Clara IV – escola Ivo Welter
12/07 – Coopagro – Escola Carlos Friedrich
12/07 – Santa Maria – Escola Ecológica
12/07 – Pancera – Associação de Moradores
12/07 – Bressan – Escola Olivo Beal
13/07 – São Francisco – Escola São Francisco
13/07 – Panorama – Centro Comunitário
13/07 – Europa/América – Escola Anita Garibaldi
13/07 – Vila Industrial – Escola Egon Werner
14/07 – Giselle – Escola Norma Belotto
14/07 – Porto Alegre – Escola Alberto Santos Dumont
14/07 – Concórdia – Escola Jardim Concórdia
15/07 – Boa Esperança – Escola Tancredo Neves
19/07 – Centro – Escola Shirley Lorandi
15/07 – Operária – Centro Comunitário


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29