Casa de not%c3%adcias 1144x150

SOLIDARIEDADE

Doutores do Sorriso alegram crianças do HUOP

O grupo anima às crianças internadas pediatria todas às sextas-feiras e faz disso um compromisso de vida.

10/09/2019 - 16:50


Os doutores do Sorriso, alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, começaram à tarde da primeira sexta-feira de setembro alegrando às crianças da Ala Pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O grupo anima às crianças internadas pediatria todas às sextas-feiras e faz disso um compromisso de vida.


Caracterizados de palhaços, levando brinquedos e outras distrações, visitam os leitos, conversam com pacientes, acompanhantes e funcionários, cantam cantigas de roda, danças, fazem brincadeiras, proporcionando alegria e descontração aos pequenos pacientes.


Logo que chegaram à sala de recreação da Ala Pediátrica, Gabriel Diesel, 8 anos, internado há três dias devido à uma cirurgia de apendicite, abriu um largo sorriso e logo começou a brincar com os doutores do riso, futuros médicos. “Eu achei muito bonito e alegre. Meu filho está muito bem e também estou feliz”, disse o pai Volnei Diesel, de Marechal Cândido Rondon.


A terapia tem objetivo de estimular a capacidade de interação médico com o paciente e, principalmente, diminuir a tensão do ambiente hospitalar, levando descontração e alegria. Para isso, são desenvolvidas atividades lúdicas, como instrumento de mediação.


A Terapia do Sorriso foi criada pelo ex-aluno de Medicina, hoje, médico Carlos Eduardo Castilho Leal, que ao acompanhar o internamento do pai em Santa Catarina, viu o projeto lá e trouxe a ideia para Cascavel. Assim, iniciou a Terapia em Cascavel, em 2007, como Projeto de Extensão da Unioeste e permanece até hoje. Atualmente, o projeto leva alegria aos pacientes da pediatria do Huop e do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).

Sem nome %281144 x 250 px%29