1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Pequenos lassalistas na trilha de Van Gogh

Depois de conhecer o artista as crianças fizeram a releitura das obras e apresentaram na Exposição Um Novo Olhar Sobre Van Gogh

16/09/2019 - 12:02


Olhos atentos nas telas dos pequenos artistas, pais encantados com tanta criatividade e professores orgulhosos diante de tanto talento. Este era o sentimento que pairava na Exposição Um Novo Olhar Sobre Van Gogh, uma releitura feita pelas crianças dos Pré I e II da Educação Infantil sobre as obras do artista.

A Exposição é resultado de uma caminhada de observação dos pequenos, conhecimento histórico, desenvolvimento motor e vivências de emoções. A professora de Artes, Maiara Giordani Reffatti, conta como foi a experiência das crianças com as obras de Van Gogh. “Trabalhamos a obra Quarto em Arles, a Noite Estrelada, Girassóis e Autorretrato. Junto com as crianças observamos cada detalhe. Depois, eu contava a história, o contexto da obra e do artista. Com isso, elas entenderam que não é só um desenho, mas tem um significado por trás desta arte e a partir daí conseguiram transformar aquela obra em inúmeras atividades. Esse processo estimula o potencial criativo das crianças e dá a eles um outro olhar para a vida”.

Maiara se orgulha do quanto os pequenos significaram o que aprenderam sobre Van Gogh. “Outro dia a professora regente os levou para área verde para fazer um trabalho sobre a natureza. Eles tinham que observar os pássaros, as árvores e depois retratar, através de desenho, o que observaram em todos os detalhes. Na aula seguinte de Artes, eles me contaram que trabalharam igual a Van Gogh. Trabalhar o estudo de Artes, na Educação Infantil, é transformador, com certeza estas crianças serão pessoas mais sensíveis e o mundo precisa disso”, se orgulha a professora.

Os pais que prestigiaram a Exposição endossaram o sentimento da professora Maiara. “Estou muito emocionada e surpresa pelo fato da Escola introduzir tão cedo este amor e este entendimento sobre a arte, de uma forma lúdica, que com certeza, vai ficar marcado por toda a vida estudantil das crianças. Quero parabenizar a Escola pela iniciativa e que ela persista com outros artistas, pois para o crescimento deles é muito importante”, avalia a mãe da Alice, Andréia Sincero As.

A mamãe da Luiza, Gracieli Pozzer, compartilha do encantamento com os trabalhos. “Estou muito orgulhosa dos alunos e da minha filha. Isto tudo mostra a coordenação motora e a evolução deles na Escola”, conclui Gracieli.

A Exposição faz parte das estratégias de Ensino do Colégio La Salle, que visam a aplicabilidade do conhecimento, além do desenvolvimento científico, cultural e socioemocional dos alunos.

Sem nome %281144 x 250 px%29