Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Summit Sebrae vai trazer laboratório de soluções para empreendedores

Participantes trabalharão com metodologias que estimulam a criatividade e a inovação para se diferenciar e expandir seus negócios

20/09/2019 - 15:49


O Summit Sebrae 2019, que acontece nos próximos dias 9 e 10 de outubro, na Expo Unimed, em Curitiba, será uma oportunidade para que os empreendedores possam desenvolver diversas capacidades e habilidades para os seus negócios. No espaço Sebrae Lab, eles poderão participar de oficinas de 10 a 15 minutos sobre a metodologia Business ModelYou, como elaborar um pitch, Design Thinking, mapa de personas, mapa de empatia e jornada do usuário. São ferramentas imprescindíveis para quem busca se diferenciar no mercado, com propostas inovadoras de negócios.

As oficinas, lideradas pelos consultores do Sebrae/PR, serão realizadas com metodologias ágeis que têm como pano de fundo a criatividade, a inovação e trazem benefícios para os processos da própria empresa e para a relação com os outros envolvidos no negócio.

“A construção da jornada do usuário, por exemplo, é focada nas necessidades dos clientes, fornecedores e colaboradores e no entendimento do que eles buscam com a empresa. Já metodologias como o Design Thinking buscam colaborar para o desenvolvimento de soluções que levam em conta a perspectiva humana. O objetivo é resolver os problemas desse caminho”, afirma o consultor responsável pelo espaço, Ray Ramalhos.

Ramalhos explica que o objetivo do espaço no Summit Sebrae é engajar os participantes e levar a eles resultados práticos ao final de cada uma das oficinas. “A ideia é que eles saiam da oficina de jornada do usuário já com isso mapeado para o seu negócio ou da oficina de pitch com algo já estruturado. Temos outros empreendedores que já realizaram oficinas com a utilização dessas metodologias e tiveram resultados efetivos para seus negócios”, explica.

O espaço é baseado no projeto Sebrae On Lab, o laboratório de criação de soluções do Sebrae/PR que estimula a cultura de inovação, materializa ideias e projetos que promovam a melhoria de processos e a oferta de produtos e serviços aos clientes, colocando-os como atores no processo.

Uma das empreendedoras que já aplicou essas metodologias em seu negócio foi Vanessa Romankiv, que possui uma empresa de desenvolvimento de softwares. Ela participou do programa Sebrae Mulher de Negócios e aprendeu mais sobre design Sprint, que trata da gestão e execução ágil de projetos para a criação de novos produtos ou serviços. Segundo Vanessa os conhecimentos a ajudaram na evolução de seu negócio e hoje ela pensa em expandir a empresa.

“Eu já tinha trabalhado com as metodologias, mas, com o apoio do Sebrae, consegui dar um maior direcionamento. Aprendi a aplicar os conhecimentos no negócio, aprimorando processos e a gestão e isso me trouxe diversos benefícios. Além da questão profissional, as metodologias me ajudaram inclusive com a vida pessoal, na conciliação do trabalho com a maternidade”, relata.

Outros destaques

No espaço Arena do Conhecimento, serão realizadas 10 palestras com nomes de alcance nacional e internacional relacionadas a gestão, inovação e mercado. Entre alguns dos confirmados estão os CEOs do Rock in Rio, Luiz Justo; da Loggi, Arthur Debert; da Hi Technology, Marcus Figueiredo; e Sandra Costa, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin.

Já o espaço Arena de Negócios receberá 12 palcos simultâneos com apresentações de pitches de consultores com temáticas relacionadas a inovação, tecnologias e modelos de negócios inovadores, como transformação digital, Internet das Coisas, inteligência Artificial, Blockchain, Energias Renováveis, Marketing Digital, entre outros. Além disso, mais de 90 empresas participantes dos programas do Sebrae também vão expor suas soluções ao público.

 

Serviço

Summit Sebrae 2019

Data: 9 e 10 de outubro de 2019

Local: ExpoUnimed Curitiba (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba/PR)

Horário: das 13 horas às 19h30 (dia 9) e das 8 às 17 horas (dia 10)

Ingressos: www.summitsebrae.com.br

 

Sem nome %281144 x 250 px%29