Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Pesquisa associa gengivite crônica a maior risco de demência

O estudo foi publicado no Journal of the American Geriatrics Society, a ausência de prevenção está relacionada também a outras patologias

23/09/2019 - 10:19


A periodontite crônica é uma doença inflamatória popularmente conhecida como gengivite. Além dela levar à destruição do osso alveolar e à perda de dentes, estudos têm apontado a gengivite como uma das responsáveis pelas doenças cardiovasculares, cânceres, partos prematuros e, recentemente, na maior incidência do risco de demência.

O cuidado com a saúde bucal ainda é negligenciada, geralmente a procura acontece diante de dor ou ainda, quando outros problemas maiores já estiverem instalados.

A Odontontopediatra e responsável técnica da Clínica Odontológica Odonto Saúde, Dra. Mônica Takemura explica que no Brasil ainda não existe uma cultura de prevenção, o que nos coloca em risco epidêmico relacionado a saúde bucal. “Evoluímos muito em relação ao cuidado da saúde bucal na infância, mas entre adultos esta realidade é outra. Recentemente foi divulgado um estudo no Journal of the American Geriatrics Society, que mostra evidências que pessoas com periodontite crônica tem risco de 6% maior de demência em relação uma população saudável. Sem contar outros riscos associados a partos prematuros, doenças cardiovasculares e cânceres, ou seja, não ignore aquele sangramento, aquele tártaro. Você pode estar abrindo uma porta a doenças graves”.

Os cuidados com a gengiva respondem em até três semanas as alterações imunológicas provocadas pela periodontite crônica, se em fase inicial das alterações.

A conduta de prevenção odontológica segue um protocolo específico. “O paciente passa por uma avaliação na clínica geral, que tem por objetivo diagnosticar todos os problemas relacionados a saúde bucal e não apenas resolver aquele trauma identificado pelo próprio paciente. Mas orientá-lo para todos os possíveis riscos e às melhores condutas e especialidades que as tratam”, orienta a Cirurgiã Dentista e Clínica Geral na Odonto Saúde, Dra. Sandra Bordignon.

A prevenção em saúde bucal deve ser feita em todas as idades. “Para construirmos uma cultura de prevenção e cuidado, aqui na Odonto Saúde trabalhamos em rede para atender a todas as idades. Temos uma equipe interdisciplinar em constante atualização e formação para promover a melhor experiência, mantendo toda a família longe de riscos à saúde”, esclarece a responsável técnica da Odonto Saúde, Dra. Mônica Takemura.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29