1144x150 %284%29

CULTURA

“Os desafios da Cultura na atualidade” é tema da Conferência de 2019

Dois Pré-Fóruns serão realizados para cada segmento artístico-cultural escolher seu representante e elencar as propostas para a construção das políticas culturais

25/09/2019 - 14:24


Este é o ano das conferências e a Cultura também está inserida neste calendário. No dia 26 de outubro, a partir das 8h, acontece a V Conferência Municipal de Cultura de Toledo (CMCT). O evento será realizado no Auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura. 

A promoção e organização fica por conta do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo (CMPC) em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura. Ela constitui-se em um amplo canal de debate e deliberação de diretrizes, para o fortalecimento da gestão da Cultura no Município e de programas estratégicos para a construção do Plano Municipal de Cultura. 

Pré-Fórum

A V CMCT terá duas etapas: primeiro serão realizados dois Pré-Fóruns setoriais nos dias oito e nove de outubro. Sempre das 19h30 às 22h. É nesse momento que cada segmento artístico-cultural poderá escolher seu representante e elencar as propostas a serem validadas na Conferência para a construção das políticas culturais do município. 

“O Pré-Fórum é o momento dos segmentos artístico-culturais escolherem seus representantes que terão como missão atuar na construção das políticas culturais  de Toledo e trazer as demandas de suas respectivas áreas. Todos que participarem terão a oportunidade de trazer propostas que depois de aprovadas na conferência do dia 26, comporão o Plano Municipal de Cultura”, reforçou a Presidente do Conselho de Cultura, Silvana dos Santos Silva. 

Ela também lembra que essa participação é critério para votar e ser votado na V Conferência Municipal de Cultura. 

Inscrição

O regulamento e o formulário de inscrição para participação da Conferência estão disponíveis no site da Prefeitura de Toledo, disponível neste link

O Secretário de Cultura, Odemilson Elias dos Santos, destaca a importância do envolvimento tanto da classe artística, quanto da comunidade. “Esse é o momento de participar das decisões e ajudar a nortear os rumos da Cultura de nosso município”, afirmou. 

Mapa Cultural

Outro critério para participar das atividades é a inscrição no Sistema Municipal de Cultura. Toledo adotou uma nova plataforma, mais interativa e funcional, no qual os artistas e produtores culturais deverão realizar o seu cadastro.

A nova plataforma pode ser acessada clicando aqui

Conferência

A segunda etapa acontece no dia 26 de outubro a partir das 8h no Auditório Acary de Oliveira. Para trabalhar o tema da conferência, “Os desafios da Cultura na atualidade” os participantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Marila Velloso. 

Currículo

Marila  Velloso é artista da dança, produtora, pesquisadora e professora no Curso de Dança da Unespar desde 1991. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA com o

objeto de estudos das políticas culturais em dança. Em 2015, como consultora da UNESCO, trabalhou no Plano Nacional das Artes junto à Funarte e MinC. Por quatro anos foi do Colegiado Setorial de Dança e por dois anos Conselheira Nacional de Políticas Culturais. Fez parte da Comissão do Fundo Nacional de Cultura. Co criadora do Fórum de Dança de Curitiba, atuou firmemente para a criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná. Em 2015, co-organizou o livro Dança e Política: estudos e práticas. Entre 2005 e 2009 esteve Coordenadora de Dança na Fundação Cultural de Curitiba e, entre 2004 e 2005, esteve como diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Sem nome %281144 x 250 px%29