1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Congresso Paranaense de Cidades Digitais terá exemplo mineiro

Confins mostra como investe em tecnologia na administração pública; Encontro estadual será em Cascavel, em novembro

30/09/2019 - 19:08


Localizada a 40 km de Belo Horizonte, Confins é exemplo quando o assunto é inovação, em especial por se tratar de um município de pequeno porte, de 6.500 habitantes. As ações em andamento na localidade serão apresentadas durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que reunirá prefeitos, gestores e vereadores, nos dias 21 e 22 de novembro, em Cascavel.

Conhecida por abrigar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins investe desde 2017 para lançar novos voos a partir da tecnologia. A secretária Municipal de Administração, Eliana Viana Pinto Coelho, ressalta que o município viu na tecnologia uma grande aliada para desenvolver um governo voltado para o aprimoramento da gestão e de políticas públicas, melhorando o atendimento à população.

Entre os atuais projetos inovadores da cidade está o Protocolo Web, na plataforma 1doc, que traz economia e agilidade com o gerenciamento de documentos feito de forma totalmente eletrônica. Segundo a secretária, Confins foi a primeira cidade no Estado a implantar a plataforma online. “A intenção não é afastar o cidadão da prefeitura, mas dar a ele a tranquilidade de solicitar um serviço de casa. Chamados para recolhimento de entulhos, podas de árvores, certidão de número de residência, entre outros, eram registrados em papéis e o cidadão precisava ir até a Prefeitura. Hoje em dia tudo pode ser feito de forma eletrônica e célere, dispensando o uso de papel, e o solicitante ainda pode acompanhar o andamento de seu protocolo", explica Eliana.

Outro recente projeto é o WebGIS, ferramenta de atualização da planta de valores que calcula a área de todas as residências do município, proporcionando uma maior organização territorial e melhor planejamento nas obras de infraestrutura e serviços de limpeza urbana. Segundo Eliana, o parque tecnológico de Confins foi 100% renovado para implantar essas inovações.

Na Educação, a cidade também é destaque com o projeto Lousa Digital, que leva o futuro para as salas de aula e aumenta o interesse e envolvimento dos alunos no ensino; Na Segurança Pública, já são 40 câmeras para monitoramento da cidade. "Tudo isto só foi possível porque o Prefeito Totô enxerga a inovação como investimento e principalmente como um meio de transformação social.", enfatiza a Secretária Municipal de Administração de Confins.

Sobre Cidades Inteligentes, ela destaca que "É preciso ter olhar de atendimento. Não é só tecnologia. É também tornar políticas públicas mais próximas da população. Estamos aqui para servir pessoas. Então para o futuro, almejamos conseguir realmente transformar Confins numa cidade inteligente, cada vez mais próxima da população e cada vez mais eficiente.", conclui.

Congresso - Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, através da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais é principal encontro do Estado direcionado para Prefeituras e tem como objetivo criar um ambiente de interação entre gestores, trazendo ideias que possam contribuir para maior eficiência das administrações municipais. Uma feira de serviços e soluções também acontecerá paralela ao evento. 

As inscrições são gratuitas para servidores públicos pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br/. “A Rede Cidade Digital busca levar informação, políticas públicas, casos de sucesso e soluções de mercado para os gestores públicos, tendo como objetivo aproximá-los da realidade vivida pelas cidades digitais e inteligentes”, enfatiza o diretor da RCD, José Marinho.

O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da CTMGEO, Inovadora e 1DOC; patrocínio ouro da Inova Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Softplan, InnovaCity e Sigma Telecom; prata da Línea Mídia e Senografia; bronze da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública, Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios), Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), Hotel Ibis Cascavel, Hotel Plaza e Deville Express Cascavel.

 

Serviço:

7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

21 e 22 de novembro, em Cascavel

Local: Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Agrotec

BR 277 Km 573 - Trevo para São João

Inscrições gratuitas para servidores públicos:

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

 

Sem nome %281144 x 250 px%29