Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

FAG Toledo: Alunos de Sistemas criam mecanismo para Roller Racing

Equipamento será utilizado durante o Passeio Ciclístico Ecodigital

02/10/2019 - 13:50


Os acadêmicos Bruno Henrique Pereira Szczuk e Jader Hericks Anschau do 8º período do curso de Sistemas de Informação estão em fase final do desenvolvimento de um sistema de coleta de dados responsável por calcular e exibir a distancia percorrida, velocidade e o tempo necessário para que um ciclista pedalando em uma bicicleta estacionada sobre um rolo de treinamento alcance a distancia de 1000 metros. Esse mecanismo será usado no 1º Passeio Ciclistico Ecodigital FAG.

A competição que fará uso deste equipamento chama-se Roller Racing e é popular nos pubs londrinos desde a década de 1970. Ele consiste em duas bicicletas sobre um rolo de treinamento o qual possui sensores coletando os giros das rodas. Os números são enviados para um dispositivo eletrônico o qual processa esses giros e os transforma em distancia, tudo enviado para um computador pessoal. Os acadêmicos desenvolveram dois softwares. Um deles é responsável por controlar o hardware de coleta de dados desenvolvido com a ajuda do professor Fernando Giordani, coordenador do curso de Sistemas de Informação. A placa possui um microcontrolador onde fica gravado o programa e outro é um software para PC responsável por apresentar aos competidores e plateia os dados de forma visual. “É de suma importância que os nossos acadêmicos se envolvam em projetos ligados diretamente com a comunidade, bem como com tecnologias que estão em evidencia no setor de desenvolvimento de TI, como os Sistemas Embarcados. Este projeto vem de encontro com isto”, ressalta Fernando.

 O 1º Passeio Ciclistico Ecodigital FAG acontece dia 19 de outubro no Lago Municipal de Toledo. O evento terá inicio ás 14 horas e será aberto para a comunidade externa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29