1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Senegaleses promovem maior Grand Magal do Estado em Toledo

O Grande Magal de Tuba é a peregrinação religiosa anual da Irmandade Mouride do Senegal.

14/10/2019 - 16:24
Por Assessoria


Cerca de 1,5 pessoas visitarem o Eventos Desiree Refosko, Vila Pioneiro.

no sábado (12), em Toledo. A comunidade Senegalesa ofertou três refeições sem custo, além de uma imersão na cultura do Senegal e também do Continente Africano. O Grande Magal de Tuba é a peregrinação religiosa anual da Irmandade Mouride do Senegal.

Toledo já comportou uma comunidade de cerca de 300 senegaleses, mas hoje conta com pouco mais de cem homens e uma única mulher. A festa foi organizada com o auxilio de mais de 50 voluntários, entidades e também da prefeitura de Toledo que cedeu o espaço e a estrutura para a realização do evento.

O Grand Magal de Touba é organizado há seis anos em Toledo e reúne senegaleses, haitianos e brasileiros de toda região. Na festa são ofertados os pratos típicos do Senegal e também as bebidas, sem cobrar nenhum valor. Tudo depende da colaboração da própria comunidade muçulmana. 

O espaço festivo foi organizado um dia antes do evento. Tudo muito colorido e alegre para anunciar a resistência cultural que deu origem a comemoração do Grand Magal de Touba.

Festa para crianças estrangeiras e brasileiras

A Associação dos Jovens Haitianos em Toledo (Ajhoavito) em parceria com a Embaixada Solidária promoveram uma festa animada para crianças e adolescentes. Mais de 120 crianças participaram da comemoração no domingo (13) na Associação de Moradores do Jardim Panorama.

Muitas guloseimas, cama elástica, brincadeiras de roda, personagens encantaram os pequenos que brincaram durante toda a tarde ao som das contagiantes músicas haitianas.

O objetivo da Associação dos Jovens Haitianos ao realizar a festa para as crianças brasileiras e estrangeiras é proporcionar a convivência e o brincar, e assim, dar um grande exemplo a toda a sociedade quando o assunto é igualdade e um bom relacionamento.

A festa foi organizada por voluntárias e serviu alimentos, bebidas ás crianças e seus familiares. Além disso, foram arrecadados presentes novos e usados. Mais de 200 brinquedos foram distribuídos.

Essa é a segunda edição da festa que demonstrou grande crescimento este ano pela participação da sociedade.

Doação – Todo o excedente de alimentos foi encaminhado as famílias estrangeiras que estão sem renda no momento e também para A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) que receberá atletas na próxima semana e precisa de alimentos para disponibilizar para os jogadores.

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29