Os participantes, integrados no sistema de parceria para produção de suínos em creche, conversaram com representantes da cooperativa e do parceiro Agroceres Multimix sobre as atividades de manejo, do alojamento até a entrega dos animais.
O encarregado do Fomento Suínos da Copagril, Francis Kummer, explica que foram realizados dois encontros durante o dia, um pela manhã e outro a tarde, para proporcionar a participação dos produtores integrados. Conforme ele, o bate-papo teve por objetivo trabalhar sobre os manejos da atividade em creche, alinhar as informações e reforçar as ações do dia a dia. “Foi explanado sobre atender o bem-estar animal. Falamos sobre limpeza e desinfecção, hidratação e uniformização do lote. E ainda, como a soma de todas as ações contribui para um resultado melhor para o produtor, em remuneração e também qualidade de trabalho”, explica Francis.
Ele reforça que, independente da tecnologia empregada na granja, os manejos básicos, como limpeza, qualidade e disponibilidade de água, qualidade do alimento e qualidade da instalação, são indispensáveis para o conforto dos animais. “Fazer o básico bem feito é fundamental e igual em qualquer granja. As tecnologias vêm para auxiliar no atendimento das necessidades básicas dos animais e fazer com que possamos observar e acompanhar melhor”, complementa ao falar da importância nas ações diárias de manejo.
Durante as reuniões os produtores também receberam as cartilhas de orientação e puderam conversar com os técnicos. “Essa é mais uma oportunidade para orientação. Além do atendimento técnico contínuo nas propriedades, pretendemos fazer mais encontros e reuniões para conversar sobre a atividade”, completa Francis.