1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Biopark inaugura laboratório com parceria internacional

O gesto celebra o compromisso das cinco instituições com a elaboração de ações acadêmicas, científicas e de projetos de pesquisa em conjunto nas áreas de Ciência e Engenharia

28/10/2019 - 17:31


O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências realiza na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, a inauguração do Laboratório de Biomateriais (LBB). A iniciativa, que foi anunciada em abril através de uma carta de intenções, conta com a parceria da Universidade Laval, de Quebec (Canadá), do Hospital Erasto Gaertner, através de seu Instituto de Bioengenharia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O gesto celebra o compromisso das cinco instituições com a elaboração de ações acadêmicas, científicas e de projetos de pesquisa em conjunto nas áreas de Ciência e Engenharia, particularmente em relação a biomateriais para dispositivos médicos, medicina regenerativa e outras áreas afins à bioengenharia.

Além do Laboratório, o projeto se desenvolverá também a partir da realização de seminários científicos e tecnológicos, workshops especializados, simpósios e outros encontros científicos de interesse mútuo para promover a interação entre instituições e grupos de pesquisa relevantes para ambos os países. A iniciativa também facilitará atividades de intercâmbio científico, sobretudo programas conjuntos de formação em nível de mestrado e de doutorado.

Parceria internacional

Ainda com a Universidade Laval, o Biopark também avança na constituição de um Laboratório Internacional Associado (LIA). O LIA terá como objetivo principal a realização de pesquisas para a prevenção de doenças sociais crônicas, como câncer, obesidade e diabetes. Esse projeto, que está em fase de desenvolvimento, conta também com a cooperação da UFPR e da UTFPR.

As parcerias internacionais estão ligadas aos propósitos do Biopark que, desde sua concepção, buscou a sinergia entre instituições de ensino, laboratórios de pesquisa e negócios. Entre as autoridades confirmadas para o evento, estão Marie-Josée Audet, do Ministério das Relações Internacionais do Quebec, Marie-Hélène Béland, Vice-Cônsul & Gerente Comercial, Ciência, Tecnologia e Inovações, do Consulado Geral do Canadá, Paulo de Castro Reis, Diretor Geral da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Aldo Bona, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e Rénald Bergeron, Vice-Reitor da Universidade Laval.

Sem nome %281144 x 250 px%29