Casa de not%c3%adcias 1144x150

UTILIDADE PÚBLICA

Não caia nas “Fake News” e mantenha seu cartão de vacinas em dia

No Paraná é Lei apresentar declaração de vacinação no ato da matrícula escolar para proteger a população contra doenças infectocontagiosas

12/11/2019 - 19:07


A vacinação é muito mais que um ato individual, mas sim uma prática cidadã que impacta na saúde coletiva de uma população. As autoridades epidemiológicas têm se preocupado cada vez mais com a disseminação de notícias falsas, as famosas “Fake News”, que desestimulam a população a manter em dia seu calendário de vacinas. 

“A vacinação se faz necessária para proteção não só da pessoa vacinada mas de toda uma população, quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de surtos de doenças preveníveis por vacinas”, aponta a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi. Ela cita o Sarampo, Rubéola, Poliomielite e Coqueluche como exemplos.

No Paraná existe o calendário básico com 19 vacinas que protegem contra 25 doenças. “A vacina não é coisa só para crianças, temos calendário de vacina para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Portanto, todas as pessoas devem portar um cartão de vacinas. É um documento individual e muito importante”.

Declaração de vacinação

A apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula escolar é Lei no Estado do Paraná (Lei 19.534, de quatro de junho de 2018). Isso demonstra a seriedade da vacinação e a importância da população estar protegida contra doenças infectocontagiosas.

Desde o mês de agosto todas as Unidades de Saúde já estão realizando a declaração de vacinação escolar, basta levar o cartão de vacinas.

Sarampo

Em virtude do surto de Sarampo que está ocorrendo no Brasil, tivemos no mês do Outubro a primeira etapa da Campanha de vacinação contra o Sarampo para crianças de 6 meses a 4 anos. 

A segunda etapa será destinada a adultos jovens de 20 a 29 anos de idade e acontecerá de 18 a 30 novembro, onde toda a população nesta faixa etária deverá levar seu cartão de vacina para ser avaliado o esquema vacinal e ter a certeza se precisa ou não realizar esta vacina. 

No sábado dia 30 de Novembro as unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para melhor atender este público.

“A Carteirinha de Vacinação é um documento que será usada durante toda a vida, do pré escolar a Faculdade. E muitas vezes será um documento obrigatório para vagas de trabalho. Então, vamos acabar com as Fake News em relação às vacinas. As vacinas são seguras e protegem nossos filhos e nossa população”, frisou a Enfermeira Cleunice.

Sem nome %281144 x 250 px%29