Img 3650

CIDADANIA

Formatura do Proerd reúne mais de 600 alunos de Toledo

Alunos dos 5º anos receberam certificados do Proerd. O programa é levado a todas as escolas públicas e privadas pela Polícia Militar

19/11/2019 - 18:48
Por SECOM Toledo


A Secretaria Municipal da Educação realizou nesta terça-feira (19), no Teatro Municipal de Toledo, a 36ª Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O Programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão. Ao todo mais de 600 alunos de Toledo dos 5º anos se formaram no programa,  que é levado a todas as escolas públicas e privadas pela Polícia Militar.

Participaram do evento o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e Proerd, Tenente Coronel Mario Jorge Alves Lopes, policiais instrutores do Proerd, Marques e Marcante, autoridades militares, vereadores, secretários, diretores e coordenadores municipais, pais e responsáveis pelos alunos participantes.

Até o momento foram atendidos mais de 25.300 estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental em Toledo e no Estado do Paraná mais de um milhão e seiscentos mil. O evento foi realizado junto ao Dia da Bandeira, comemorado nesta terça-feira. 

De acordo com a Secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, o objetivo do programa é fomentar o convívio social. “Este programa é muito importante dentro das nossas escolas, pois a educação a partir do Proerd, se expande também para fora das unidades de educação. Agradecemos a todos os policiais e instrutores por incentivar os alunos a seguir o caminho do bem.”, destacou.

“O programa trouxe muitos ensinamentos, principalmente como se prevenir as drogas, resistir à pressão, e não ter envolvimento com coisas que não são do bem envolver com coisas ruins”, disse o aluno Lucas Rafael.

Proerd: Missão e visão

O Proerd tem como missão ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem, conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Os objetivos específicos do programa incluem: Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relativas às drogas e violência, promovendo  fatores de proteção. Estabelecer relações positivas entre alunos, policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar. 

Possibilitar que os estudantes enxerguem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização. Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes. Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

 Homenagem

Foi homenageado o 3º Sargento da Reserva, Nelson Silvio Bresolin, pelos 17 anos de atividade do Proerd em Toledo.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29