1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

TECNOLOGIA

Congresso de Cidades Digitais traz soluções para os municípios do Paraná

Encontro segue nesta sexta-feira (22) em Cascavel; No primeiro dia, Rede Cidade Digital certifica 16 Prefeitos Inovadores

21/11/2019 - 23:17


Soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes estão sendo tratadas por prefeitos e gestores públicos até esta sexta-feira (22), na Agrotec/Fundetec, em Cascavel, durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec).

Como lembrou o diretor de Tecnologia de Criciúma (SC), Tiago Pavan, que abriu as atividades do Congresso, nesta quinta-feira (21), nunca se falou tanto em transformação digital, seja na esfera pública ou privada, mas que para isso acontecer, segundo ele, é preciso uma mudança de comportamento, na forma de agir e pensar a gestão pública, colocando o cidadão no centro das ações. “O nosso cidadão é um agente de mudança. Ninguém melhor do que ele sabe o que tem que melhorar na nossa cidade”, disse Pavan, destacando também a necessidade de inserção de aulas de robótica, empreendedorismo e línguas estrangeiras nas escolas para que o país comece a criar uma cultura diferenciada.

No município anfitrião, Cascavel, as aulas de robótica já são realidade em 18 escolas da rede municipal. A iniciativa, entre outras desenvolvidas pelo município, rendeu ao chefe do Executivo, Leonaldo Paranhos, o título de Prefeito Inovador. Além dele, outros 13 prefeitos foram homenageados nesta quinta. Paranhos aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do Congresso para o compartilhamento de projetos entre os municípios. “As dificuldades que temos são parecidas. O que precisamos é integrar os serviços, aproveitar o que temos e o encontro favorece a troca de informações”, disse o prefeito.

O presidente da Celepar, Leandro Victorino, falou da meta do Governo do Estado em tornar um Paraná Inovador. “A diretriz que o governador nos deu é transformar o Paraná em um Estado mais inovador, moderno e menos burocrático do país. E ver essa iniciativa do município fazendo eventos de tecnologia, falando de várias áreas, ainda  mais falando de um município que tem uma grande vocação para o agronegócio, que é o nosso forte, é fantástico para melhorarmos as entregas”, ressaltou.

O Congresso também traz uma feira de serviços para as Prefeituras. O foco, ressalta o diretor da RCD, José Marinho, é possibilitar o acesso a soluções que garantam maior eficiência de gestão. "Ferramentas para aumento de arrecadação, soluções em nuvem, tecnologias para Segurança, Educação, Saúde, Comunicação, entre outras áreas, estarão disponíveis aos municípios durante o Congresso”.

Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2019

Apucarana – Investimento em Tecnologias na Educação

Cascavel – Inovação na Educação  - Robótica Educacional

Chopinzinho – Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos

Foz do Iguaçu – Programa RP Saúde

Jaguariaíva – Tecnologia na Educação

Londrina – Cidade Iluminada

Palotina – Cidade Segura Palotina

Missal – Informatização dos setores da Saúde

Marialva – Marialva + Digital

Quatro Barras – Fibra Óptica nas Comunidades Rurais

Ribeirão Claro – Ampliação da Internet Ribeirão Claro

São Tomé – Sistema de Nota Eletrônica

Sarandi – Atendimento da GM via Whatsapp

Telêmaco Borba – Programa Cidade Vigiada

O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da CTMGEO, Inovadora e 1DOC; patrocínio ouro da Inova Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Softplan, InnovaCity, Sigma Telecom, Compras BR, Portais Públicos e E.TECH BRASIL; prata da Línea Mídia, Senografia, PlayTable, Pumatronix, EZNetworks, UniCesumar e Itvale Tecnologia/MoniCloud/Cidade Segura; bronze da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública, das Associações dos Municípios Entre Rios (Amerios), Cantuquiriguaçu (CANTU), Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), Sudoeste do Paraná (AMSOP), Setentrião Paranaense (AMUSEP), Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Campos Gerais (AMCG); Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), Hotel Ibis Cascavel, Hotel Plaza e Deville Express Cascavel.

Sem nome %281144 x 250 px%29