Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

Jogos de Aventura e Natureza

Festival de Voo Livre reúne 90 pilotos em cenário de tirar o fôlego

A última etapa do Campeonato Paranaense de Voo Livre acontece entre os dias 30 de novembro a 1º de dezembro

26/11/2019 - 11:42


  • Parapente foto denis ferreira netto  %2816%29

    Foto de Denis Ferreira Netto

Em um cenário paradisíaco às margens da represa Chavantes, os praticantes de parapente alçaram voo apreciando do alto as belezas da Estância da Pedra do Índio, em Ribeirão Claro. A atração integrou a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) na região de Angra Doce, que recebe o evento até o próximo dia 1º de dezembro, com diversas clínicas esportivas e competições.

O Festival de Voo Livre reuniu cerca de 90 pilotos dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, dos quais somente os mais experientes fizeram voos de apresentação, uma vez que devido aos ventos muito fortes não foi possível realizar a competição.

O piloto de parapente Márcio André Lichtnow é da equipe Vento Norte Paraglider e foi o responsável pela organização do evento, representando a Federação Paranaense de Voo Livre. “Já voo neste cenário desde 1998, vi a transformação deste lugar acontecer, por isso sempre trago meus alunos para voar na Pedra do Índio, a reação é de deslumbramento em todas as vezes”, evidenciou Márcio.

Piloto experiente e com um vasto currículo no esporte, o organizador do festival elenca o potencial turístico da região.  “Conheço vários locais dentro e fora do Brasil, por isso posso dizer com convicção que a estrutura turística, as condições para voar e o visual de Ribeirão Claro só são comparáveis a Annecy, na França, conhecida como a Veneza dos Alpes. No Brasil é com certeza o local mais bonito e com melhor infraestrutura de todas. Os participantes estão deslumbrados com o local”, enfatizou Márcio.

Conforme o realizador do evento, a modalidade foi incluída pela primeira vez na programação dos Jogos de Aventura e Natureza, e tinha como objetivo fazer provas de permanência no ar e pouso, promovendo a integração entre os pilotos. Para o próximo ano, Márcio antecipa que a Federação Paranaense de Voo Livre pretende fazer um campeonato em todas as etapas dos JANS, com premiação somente na última etapa.

O Festival de Voo Livre contou também com o apoio da Associação de Voadores de Ribeirão Claro (Avoarc). A última etapa do Campeonato Paranaense de Voo Livre acontece entre os dias 30 de novembro a 1º de dezembro, em Terra Rica. A competição de alta performance reunirá pilotos de grande influência, que possuem acima de 70 quilômetros de voo.

Fotos do evento você confere no facebook da Esporte Paraná. A programação completa da etapa Angra Doce está disponível no link http://jogosaventuraenatureza.com/agenda

Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e contam com o apoio das cidades-sedes.