Casa de not%c3%adcias 1144x150

TECNOLOGIA

Micro e pequenas empresas paranaenses recebem certificado de capacitação de competitividade sustentável

Ao todo, 38 empresas participaram do projeto de qualificação que engloba saúde, segurança no trabalho, treinamento e desenvolvimento 

28/11/2019 - 13:11


As micro e pequenas empresas fazem parte de uma expressiva parcela na economia brasileira. Segundo dados apurados pelo Sebrae, respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Para capacitar a apoiar as micro e pequenas indústrias paranaenses, durante este ano, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, realizou a 5ª edição do Projeto Gestão Sustentável para a Competitividade. “O projeto visa melhorar o desempenho e aumentar a capacidade competitiva das MPEs, por meio da difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável”, afirma Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

No dia 3 de dezembro acontece o encerramento desta edição com a entrega dos certificadas para as 38 empresas participantes. Neste ano, elas foram indicadas pelos sindicatos Sipcep, Sindipanp Londrina e Sinduscon Londrina. “O processo foi uma ótima oportunidade para as indústrias implementarem práticas sustentáveis na sua gestão com apoio do Sesi, resultando no alcance de diferenciais competitivos e de uma nova postura empresarial paranaense”, conta Maria Cristhina.

O Projeto Gestão Sustentável para a Competitividade foi criado com a finalidade capacitar micro e pequenas empresas para aumentar sua capacidade competitiva no mercado, realizando consultorias capazes de ajudar os empresários a executarem ações de eficiência para o crescimento do seu negócio. “O projeto tem conseguido nos orientar para aplicarmos melhorias em nossos procedimentos administrativos. A atuação constante do Sinduscon junto à Fiep permitiu que as consultorias fossem trazidas à Londrina, demonstrando a atuação do sindicato junto a outras entidades para ofertar capacitação às empresas do setor”, comenta José Marcos da Rocha, vice-presidente do Sinduscon.

Vilson Felipe Borgmann, presidente do Sipcep, também destacou a importância da parceria com o Sesi: “conseguimos alcançar ótimos resultados nos treinamentos e o projeto de gestão da sustentabilidade foi um deles. Sempre nos deparamos com a necessidade de melhorias internas dentro das empresas e as orientações que recebemos foram muito valiosas. Com certeza serão absorvidas com responsabilidade pelos nossos profissionais”.

Ao longo do projeto, as empresas participaram de diversos treinamentos para promover o aumento de competitividade. “No dia a dia da empresa, acaba-se deixando para traz muito conhecimento adquirido e no momento em que o Sesi oferece isso, acaba nos fazendo rememorar todo esse conhecimento, culminando em algumas mudanças nas empresas”, completa Itamar Carlos Ferreira, presidente do Sindipanp de Londrina.

Durante o projeto, planos de ações com propostas de melhorias são elaborados pelos consultores do Sesi no Paraná com base em um diagnóstico composto por 32 indicadores. Cada sindicato prioriza os mais relevantes para os seus setores. Nesta edição foram trabalhados temáticas envolvendo a saúde, segurança do trabalho, missão, visão, valores, capacitação, treinamento e desenvolvimento.

Sem nome %281144 x 250 px%29