1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Tecpar opera há 15 anos serviço que apoia inovação no país

Instituto é um dos fundadores do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que fornece informação tecnológica formado por uma rede de universidades, centros de pesquisa e de inovação de todo o país

30/11/2019 - 14:48
Por Assessoria de Imprensa


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), uma das instituições fundadoras do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), participou essa semana, em Brasília, do evento em celebração de 15 anos do serviço, idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O SBRT é um serviço de informação tecnológica formado por uma rede de universidades, centros de pesquisa e de inovação de todo o país. Foi lançado ao público em 2004 para fornecer, gratuitamente, informações tecnológicas sob medida para apoiar a melhoria de produtos e processos das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

RESPOSTAS E DOSSIÊS - De acordo com o MCTIC, nestes 15 anos, o banco de dados do SBRT somou 34 mil respostas e dossiês técnicos. Esse acervo de documentos é resultado de cerca de 66 mil perguntas realizadas pelos usuários da plataforma com mais de um milhão de acessos diretos aos seus conteúdos desde a sua criação.

NOVOS NEGÓCIOS - O Tecpar, que desde 2004 integra a base do SBRT, já recebeu mais de 5,9 mil solicitações, sendo publicadas 2,6 mil respostas técnicas e outras 3,3 mil respostas com orientações, entre os 15 mil usuários cadastrados na área de abrangência do Tecpar – clientes do Paraná e do Mato Grosso do Sul e também usuários que vivem fora do país.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o serviço faz parte de uma série de iniciativas do instituto para apoiar a inovação e o desenvolvimento de novos negócios, contribuindo com o país na difusão do conhecimento produzido no Tecpar.

“O Tecpar, que participa do SBRT desde a sua fundação, conta com profissionais qualificados e experientes para oferecer informações tecnológicas para apoiar empreendimentos. O evento celebra o trabalho conjunto realizado Brasil afora em prol do empreendedorismo e a inovação", afirma.

RESPOSTA TÉCNICA – Empreendedores, micro e pequenos empresários que precisam de informações técnicas para abrir, ampliar ou aprimorar seus negócios podem solicitar o apoio do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). O serviço fornece informações sobre questões técnicas dos negócios a pessoas físicas e jurídicas.

Para ter acesso ao banco de informação, basta se cadastrar no portalwww.respostatecnica.org.br e registrar o pedido de informação.

Sem nome %281144 x 250 px%29