1144x150 %284%29

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Impressora 3D: Unioeste imprime órtese de mão para paciente

A impressora foi doada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da parceria com a Indústria Schumacher

03/12/2019 - 16:43


Na segunda-feira (02), foi iniciado o trabalho experimental de impressão de  órtese de mão para um paciente da Fisioterapia. O projeto foi desenvolvido por Amauri Ghellere, doutorando de Engenharia de Energia na Agricultura. Ele diz que fez o protótipo mesmo não sendo seu projeto de doutorado. “Muito bom saber que posso ajudar as pessoas. Essa impressora acelera muito o processo e possibilita formas que outros meios não conseguiriam, além de possuir um custo muito menor”.

Selmo Bonatto, coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), ressaltou a importância desse equipamento na Universidade e a possibilidade de beneficiar pacientes da Clínica de Reabilitação Física. “Existe muita coisa que a gente pode desenvolver, um número muito grande de possibilidades a serem trabalhadas, não apenas na área de órtese e prótese. Outro detalhe interessante é o tipo de material, que é flexível”, contou.

Antes de imprimir a órtese propriamente dita, são realizados testes para analisar a temperatura exata necessária para não ocasionar nenhum defeito na impressão final. Ainda não há previsão de conclusão e de entrega da órtese.

Sem nome %281144 x 250 px%29