1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

CAPS AD de Toledo comemora 10 anos

O atendimento realizado há 10 anos tem como objetivo o modelo de atenção especializada à Saúde Mental para pacientes com transtornos mentais moderados e graves, decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas

09/12/2019 - 17:35


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps Ad) de Toledo completou em 2019 dez anos de atendimento ao público. Nesse período já atendeu 3.844 pessoas. Atualmente o serviço acompanha o tratamento de 495 pacientes, moradores de Toledo. 

“Atender dependentes químicos não é uma tarefa fácil. Atender os familiares dos dependentes químicos, também não. Compreender a dependência química como uma doença, que precisa tratamento multidisciplinar, também não é fácil. O processo é árduo e exige comprometimento da equipe e constante atualização. O mundo tem mudado a cada dia, a cada dia surge uma nova droga e que a equipe precisa junto com o mundo, se atualizar”, explica a Diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ruth da Silva Lemes. 

Este Serviço segue a regulamentação que atende e preconiza as novas políticas em Saúde Pública, determinadas pela Lei 3.088/2011 e portaria GM/MS nº 3588/2017, que estabelece que os serviços de Saúde Mental fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial.

O atendimento realizado há 10 anos tem como objetivo o modelo de atenção especializada à Saúde Mental para pacientes com transtornos mentais moderados e graves, decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 

Porta Aberta

O Caps Ad é considerado um serviço de “porta aberta”, que atende uma demanda livre, bem como encaminhamentos realizados pela Rede Intersetorial. Tem por objetivo prestar atenção multiprofissional em saúde mental, respondendo à necessidade de atendimento especializado, integrando-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde. 

Homenagens

Em comemoração aos 10 anos de existência deste serviço no município, a Secretaria de Saúde organizou na última sexta-feira (06) uma confraternização para homenagear os servidores que fazem parte desta história desde o início dos atendimentos. Ao todo, foram entregues 15 placas de reconhecimento, confeccionados especialmente como forma de retribuição pelos serviços prestados.

Endereço

O Caps Ad está situado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1876, Jardim La Salle e atende das 7h às 18h de segunda a sexta-feira. 

Sem nome %281144 x 250 px%29