1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

APP Sou Solidário realiza mais de mil doações

O aplicativo foi desenvolvido por alunos do Colégio La Salle

09/12/2019 - 18:06


A tecnologia social nasceu do projeto interdisciplinar desenvolvido por um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio La Salle de Toledo.  O objetivo era aplicar o conhecimento científico numa tecnologia que pudesse aproximar as Entidades Sociais de solidariedade e atenção ao público em risco social e a comunidade.

Desde o início do mês de julho, quando o Aplicativo Sou Solidário foi lançado até final de novembro foram realizadas 1305 doações. O APP é gratuito e está disponível para celulares Android e IOS. A mediação das Campanhas é feita pela Pastoral da Juventude Lassalista – Pajula. “As Entidades realizam um cadastro e a equipe da Pastoral faz uma avaliação se a proponente é idônea, se realmente existe. Após esta aprovação a Entidade já pode cadastrar suas campanhas, seus pedidos de doações. Do outro lado, qualquer cidadão disposto a ser solidário pode baixar o aplicativo sem nenhum custo, conhecer as Entidades e fazer sua doação”, detalhou o Irmão Cleiton Kerber.

As mais de mil doações atendem as necessidades de diversos grupos sociais. São roupas, calçados, alimentos, suplementos alimentares para pacientes com câncer, móveis, utensílios, materiais de construção e eletrônicos. “Nosso balanço é positivo tanto do ponto de vista educacional porque intervimos na comunidade por meio do conhecimento desenvolvido com os alunos, como semeamos empatia e a sociedade respondeu aderindo ao Aplicativo”, avaliou Kerber.

A proposta da educação lassalista é formar os seus alunos integralmente. “O Colégio La Salle sempre esteve conectado com as demandas do mundo. Formamos pessoas intelectualmente, mas nunca nos esquecemos que este aluno precisa de formação socioemocional. Eles fizeram um exercício pedagógico de aplicar aquilo que foi estudado para mudar a realidade da comunidade que estão inseridos. E isto é o que é esperado deles enquanto futuros profissionais. Esta formação além de inseri-los no mercado de trabalho, os capacita para as exigências do século XXI e, empatia e proatividade fazem parte destas exigências”, destacou a supervisora pedagógica do Colégio La Salle, Juraci Casagrande.

O Aplicativo Sou Solidário tem diversas entidades sociais cadastradas aguardando o seu gesto de solidariedade. “Aquilo que pode estar sobrando numa família pode transformar a realidade de outra. Nós convidamos toda a comunidade para aderir ao APP, que é uma tecnologia social gratuita desenvolvida por jovens estudantes que conecta entidades e pessoas de atitude”, conclama o Ir. Cleiton Kerber.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29