Formar um profissional preparado para os novos tempos da Educação, conectado com as demandas da sociedade e da escola como realidade concreta e dinâmica estão entre os objetivos do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo. A licenciatura, de acordo com a coordenadora Janice Salvador, busca valorizar a cultura universal e particular do Brasil, através do estudo do patrimônio linguístico e literário da Língua Portuguesa e da Libras, as duas línguas oficiais do Brasil. “Temos este compromisso de formar um professor com espirito empreendedor, inovador e que promova estiver experiências conectadas a este tempo de tecnologia, expectativas e incertezas”, explica.
A inclusão é outro ponto forte do curso que, a partir do ensino de Libras tem contribuído para conectar surdos e ouvintes nos mais diversos meios. “Somos um curso de vanguarda e sabemos da transformação que vem sendo promovida principalmente na vida das pessoas surdas, com a abertura de oportunidades profissionais e também nas relações sociais. É uma conquista de espaço que estamos acompanhando e que nos deixa muito contentes”, alerta Janice. A fala da coordenadora é endossada pelo resultado do concurso público nº 2/2019 da Prefeitura de Toledo, divulgado na última semana no Diário Oficial do município. Dos 20 candidatos aprovados na seleção de professor bilíngue para o ensino de Libras, professor bilíngue de apoio e Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos, oito são egressos do curso.
Em 2019 o curso obteve nota final 4 no MEC. A avaliação considera a somatória dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) com o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
O curso está participando do Vestibular Agendado 2020. Para agendar a redação ou para obter mais informações basta acessar www.fag.edu.br/agendado ou pelo telefone (45) 3277-4000.