1144x150 %284%29

AMBIENTE

Unioeste e parceiros inauguram dois eletropostos em Cascavel

A parceria surgiu devido à compra de veículos elétricos pela Prefeitura e pela Fundetec, já que, até então, não havia locais para o abastecimento destes veículos.

19/12/2019 - 18:00
Por Assessoria Unioeste


A Prefeitura Municipal de Cascavel, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vão lançar hoje (19), às 15 horas, em frente ao Paço Municipal, o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável. Dois eletropostos serão entregues na solenidade.

A parceria surgiu devido à compra de veículos elétricos pela Prefeitura e pela Fundetec, já que, até então, não havia locais para o abastecimento destes veículos.

Foi a partir do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura, do campus de Cascavel que pode ocorrer a execução do projeto. Cristiano Fernando Lewandoski é doutorando no programa e projetou a construção do eletroposto. De acordo com ele, a cidade entrou no ramo de mobilidade elétrica, já que dentre todas as cidades do Brasil que estão investindo, Cascavel é uma das primeiras a fazer parte do time sustentável no Paraná.

Foi proposta a criação de mais seis eletropostos que serão distribuídos pela cidade: frente à Prefeitura, na Praça da Matriz, na Unioeste (alimentado pelo painel solar), na Fundetec, no Lago Municipal e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Cristiano diz que até o fim do ano que vem, dez eletropostos estarão instalados. O uso será gratuito aos usuários.

Para a economia do dinheiro tanto do usuário quanto da cidade, Lewandoski diz que uma aluna do programa estará incumbida do o retorno econômico. “Essa aluna vai estudar e monitorar os carros elétricos, fazendo comparações aos carros a combustão e trazer levantamentos sobre o retorno econômico sobre a hipótese de compra ou não dos automóveis”. O doutorando também traz a questão do IPVA, que com a aquisição de modelos elétricos, mesmo sendo mais caro, não haverá necessidade do pagamento anualmente.

Sem nome %281144 x 250 px%29