1144x150 %284%29

TOLEDO

Campanha Legal: Contribuinte pode doar parte do imposto de renda para Fundo da Criança até sexta-feira

O rateio entre as entidades é feito levando em consideração o número crianças e adolescentes atendidos e carga horária de atendimento

27/12/2019 - 14:20
Por SECOM/Toledo


Os contribuintes que desejam destinar parte do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, que posteriormente rateia entre as entidades inscritas no CMDCA, tem até esta sexta-feira (27) para fazer a destinação. Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoas jurídicas 1%.

É muito simples, basta acessar o site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br) e clicar no link da Campanha Legal. Lá você seleciona se é empresa ou pessoa física, digita o CNPJ ou CPF, seleciona a opção “Campanha Pacto Pela Criança 2019” e emite o boleto com o valor que pretende destinar. Depois é só enviar o comprovante para o seu contador anexar na declaração do Imposto de Renda.

“Os boletos somente são registrados um dia útil após a sua emissão, logo, os deverão ser emitidos até a data de sexta-feira para podermos proceder com o recebimento deles na segunda-feira, dia 30/12”, orienta Josieli de Fátima Vieira Magnus, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A Campanha é Legal porque está na lei, não sai do nosso bolso, e é empregado no atendimento direto das nossas crianças e adolescentes e fiscalizado por uma comissão do município e CMDCA, é legal porque se você não tem o dinheiro agora, o Sicoob e a Uniprime avalizam você até receber a restituição”, reforça o presidente da Associação dos Contabilistas, Ivo Destefeni.

Quanto destinar

Se a pessoa contribui com o Imposto de Renda, mas não sabe exatamente quanto pode destinar, existem duas orientações: a primeira, procure seu contador, ele poderá lhe auxiliar e dizer exatamente quanto poderá destinar.

A segunda, faça a impressão do boleto com um valor que considere justo, mesmo que ultrapasse a margem de restituição, assim poderá auxiliar diretamente as crianças e adolescentes de Toledo.

BENEFICIADAS

Cinco entidades assistenciais de Toledo foram beneficiadas com os recursos da Campanha Legal em 2019. Aquelas pessoas que destinaram parte do Imposto de Renda devido ao Leão para ações assistenciais contribuíram diretamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), com o Centro Social e Educacional Aldeia Betesda, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi MAAS do Lions, Casa de Maria Assistência à Criança e Adolescente, e com a Ação Social São Vicente de Paulo.

Sem nome %281144 x 250 px%29