1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Começam as obras de reforma do Hospital Regional de Toledo

A empresa responsável terá oito meses para entregar a estrutura pronta para o funcionamento do HRT

06/01/2020 - 18:54


Como previsto, o Município inicia o ano na iminência de resolver um problema antigo não só de Toledo, mas de toda a Região. Nesta segunda-feira (06) foi assinada a Ordem de Serviço autorizando o início das obras de reformas no Hospital Regional de Toledo. A Construtora Guilherme, de Cascavel, terá prazo de oito meses para concluir os trabalhos.

“Após anos de luta para adequar o Hospital Regional, felizmente através de ações judiciais estamos conseguindo iniciar as obras para readequar esse espaço para atender a comunidade. Do jeito que está seria impossível colocar para funcionar. Não tínhamos bola de cristal para saber como estavam as condições reais da obra”, disse o Prefeito Lucio de Marchi.

Serão investidos R$ 3.439.909,89 para a climatização das estruturas. Recursos do Governo do Estado. Outros R$ 5.872.836,75 para a reforma estrutural que envolve demolição interna (forro, alvenaria e portas), demolição externa (retirada do revestimento externo) e a implantação de um novo sistema elétrico. Recursos integralmente do Tesouro Municipal.

“Nós vamos colocar cinco fiscais para acompanhar a evolução da obra e poder cuidar de todos os andamentos. A empresa tem oito meses para entregar os trabalhos finalizados, porém esperamos que terminem tudo num prazo ainda menor”, acrescentou o Prefeito.

Lucio assumiu o compromisso de emitir boletins ao menos todos os meses informando a população sobre o andamento das obras. Os funcionários da Construtora Guilherme já iniciaram o processo de demolição do forro de gesso ainda nesta tarde. Um dos sócios da empresa, Edson Ricardo Mendes, garantiu que apesar dos prazos para uma obra de tamanha envergadura serem apertados, haverá empenho de todos para a entrega no menor prazo possível.

Fiscal de contrato

Ficou sob responsabilidade do Engenheiro Civil Rodrigo Salles coordenar a equipe de fiscais de contrato que acompanharão as obras. “É triste para alguém que é técnico como eu e para todos nós da equipe fazermos uma reforma de algo que nem foi usado ainda. Mas não existe condições de que o Hospital funcione nesse prédio sem essas adequações. Das diversas situações, a principal a ser resolvida é da parte elétrica. As instalações elétricas desse prédio é a grande parte do valor todo que está sendo investido nessa adequação”, informou Salles.

Gestão

Paralelo ao trabalho de reforma do Hospital, a Secretaria de Saúde continua o processo de organizar a gestão do mesmo. “É com grande expectativa que acompanhamos as obras de reforma, esperamos que aconteça no menor prazo possível. Nós estamos trabalhando para que logo após o término das obras o hospital esteja apto para dar atendimento à comunidade. São mais de 400 mil habitantes da Macrorregião que esperam por isso”, afirma a Secretária de Saúde, Denise Liell.

Ela explicou que será realizada uma gestão consorciada entre União, Estado e municípios por meio do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) que possibilitará maior governabilidade local. “Não descartamos nenhuma outra possibilidade, mas hoje, para abertura do HRT essa é a melhor opção”.

Sem nome %281144 x 250 px%29