O vereador Ademar Dorfschmidt afirma que a Semana de Combate as Drogas, neste ano, terá como tema “Toledo Tô de Boa” e tem como objetivo a conscientização da população por meio de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, para que a sociedade conheça melhor o assunto e promova o debate sobre iniciativas de combate ao uso de drogas. Dorfschmidt ainda lembra que será disponibilizado um link no sítio oficial da Prefeitura Municipal para a coleta de denúncias da prática ou incentivo ao uso de drogas. “A droga acaba com a dignidade do ser humano, destrói famílias e envergonha a sociedade”.
Para o vereador, as drogas são substâncias química, naturais ou sintéticas que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. “Seu uso sistemático traz sérias conseqüências física, psicológicas e sócias, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool”. Na visão de Dorfschmidt, com o uso de drogas há o aumento da criminalidade, disseminação das DST’s e a destruição do ser humano. “As drogas se tornaram um mal insuportável e incontrolável na sociedade em que vivemos, atingindo as pessoas independente de idade, classe social, profissão, naturalidade, raça, nacionalidade, etnia e cor. A droga tem atingindo as pessoas com uma enorme força e ficado difícil de acabar com este mal”.
Outro fator que levou o vereador a apresentar o Projeto é a importância de ser realizado um trabalho preventivo com a população. Para o legislador, durante a Semana de Combate as Drogas serão abordadas todas as gerações explicando como se prevenir do uso de entorpecentes e onde encontrar tratamento para os que já usam. “Queremos acabar com o método todo de repressão ao usuário e utilizaremos o diálogo como forma de mudar as atitudes”.
O vereador destacou a parceria de autoridades e entidades para a realização do evento. “É preciso a união do Poder Executivo e das autoridades, policiais militares e civis, Promotoria Pública e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, faremos com que os munícipes participem de palestras”. Ele salienta que também é necessária a colaboração da equipe do COMAD. “A entidade deve se posicionar sobre o assunto e auxiliar na Semana do Combate as Drogas”.
Na semana passada, o vereador Ademar Dorfschmidt solicitou apoio do Poder Judiciário a Semana. Segundo o vereador, o Juíz afirmou que está a disposiçã para auxiliar na realização da Semana.
GERAL
Semana de Combate as Drogas será realizada em outubro, Comissão discute programação
O Projeto de Lei nº 43/2011, de autoria do vereador Ademar Dorfschmidt, institui a Semana de Combate as Drogas no Município de Toledo. O Prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, sancionou a Lei “R” 54 de 8 de junho de 2011. A partir desta data, a Semana integra o calendário de eventos oficiais do Município. A princípio o evento deve acontecer na segunda semana de outubro de cada ano. Atualmente, uma comissão está se reunindo todas as terças-feira, às 11h, na rsede da rádio educativa para discutir a programação da Semana.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária
- 2Skatistas de Toledo representam o município em duas competições estaduais
- 3Poupança Premiada Sicredi já revela primeiros ganhadores e terá mais de 600 sorteios em 2026
- 4Procon/Toledo conclui primeira fase de fiscalização em postos de combustíveis
- 5Saúde visita Hospital Regional de Toledo para avaliar atendimento




