1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo recebe visita de agricultores australianos

A agricultura do Brasil, principalmente da região Oeste, vem chamando a atenção de todo o mundo, literalmente. Isso acontece porque os produtores rurais buscam cada vez mais informações, produtos e novas maneiras de cultivos, que acabam atraindo visitantes de outros países. Prova disso, foi a visita de um grupo de australianos que estiveram na segunda-feira (11), em Toledo, conhecendo a produção, propriedade e principalmente a força do agronegócio do município, que é destaque mundial.

11/07/2011 - 14:34


A comitiva de estrangeiros é formada por 37 australianos, mais a guia, intérprete, engenheira, doutora em Manejos e Cultivos, Priscila Niesing. Na chegada em Toledo, o grupo esteve almoçando com algumas autoridades e com o produtor rural, Dilnei Stuani, o qual levou a comitiva para conhecer sua propriedade e produção.
O australiano, líder do grupo e agricultor, Greg Cahill, na sua primeira visita a cidade ficou impressionado com a maneira de cultivo, principalmente pela produção de três culturas ao ano. “A visita foi bem diferente do que eu imaginava, porém positivamente. Percebemos que o clima é diferente, aqui é possível produzir três culturas ao ano e isso não acontece por lá. Também vimos que as terras não são cercadas como na Austrália, pela falta de segurança”. Greg avalia ainda essa visita de extrema importância para os produtores rurais. “É muito importante para nós esse encontro, pois é produtivo estar vendo o que está acontecendo fora do nosso país, especialmente conhecer outras culturas, diferente da nossa realidade. Foi uma surpresa e maravilhoso. Uma visita muito produtiva”.
Dentro do agronegócio internacional o Brasil tem sido destaque no setor e a visita de grupos estrangeiros é constante. “Quando esses grupos vêm ao Brasil, o Oeste do Paraná está incluindo na rota e Toledo, como sendo expoente da produção, não fica fora”, é o que afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento do município, Eloir Pape. Para o produtor rural que recebeu a visita dos australianos, Dilnei Stuani, essa passagem valoriza o país, não só pelo que todo mundo conhece. “Essa é uma janela principalmente para nossa região, em mostrar o que temos hoje de melhor em produtividade e tecnologia empregada no agronegócio. A visita nos possibilitará fazer uma troca de experiências e conhecimentos”.
Além de Toledo, os estrangeiros visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Codetec). Eles ainda estiveram no Chile e Argentina. Na tarde de segunda eles seguiram para Londrina, para posteriormente continuar a visita por São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29