1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Ratos no centro de saúde

O vereador Paulo dos Santos subiu a tribuna da Câmara para denunciar que ratos foram encontrado na cozinha do Centro de Saúde. Paulo ainda relatou em sua exposição que a máquina de esterilazação está a alguns meses interditada, e que as condições na sala de odontologia é precária. Um pedaço de madeira escora uma pia e uma comoda tem puxadores improvisados. Além da situação precária não ha vagas para atendimento de odontolgia e que não há previsão.

11/07/2011 - 15:39


Disparate
Enquanto no centro de saúde, até ratos são encontrados na cozinha, já no Paço as instalações para o ocupante do mais posto do município são mais agradáveis. E para refromas ali também não falta dinheiro. Somente na reforma do gabinte segundo o vereador Paulo dos Santos foram gastos 103 mil reais na compra de tv LCD de 52 polegadas, um notbook no valor de 6 mil reais, além de móveis que custaram mais de 35 mil reais, além das reformas no gabinete. No Legislativo a reforma total dos gabinetes custou 94 mil. Entre Legislativo e Executivo, é só fazer as contas para ver quem gastou mais dos cofres do dinheiro público. Feliz o prefeito e os vereadores que tem gabinetes novos, mas infeliz o povo que tem que ir a um posto de saúde infestado de ratos. Será que um procedimento de detetização custa tão caro? Parece que há uma inversão de prioridade dos representantes.

O 'charme' do PDT
Nos últimos 15 dias os vereadores do PDT demonstraram profundo descontentamento com a relação com o prefeito Schiavinato. Desconforto que teve a gota dá água com a queda do último dos moicanos pedetistas no Paço - o secretario Lido Michels. Depois do bate boca pela imprensa entre João Martins e o vice Lucio de Marchi, parece que a poeira está baixando. O vereador João Martins disse na tribuna que a semana de turbulência passou e que muitas novidades acontecerão nos próximos dias. Segundo o vereador o partido está discutindo entre as lideranças a presidência do PDT.  Martins disse: "Com certeza o PDT se torna hoje um partido muito forte". E fica a pergunta quem leva a noiva, mais assediada da vez?


A pergunta que não quer calar: e a lei do zoneamento do Lago?
Tempo considerável já se passou desde que foi realizada audiência pública sobre o Projeto de Lei do Executivo que trata sobre o zoneamento da região do Lago. E a sociedade quer saber: o relator (Fritzen) da Comissão que trata sobre o projeto já levou as reivindicações da população ao prefeito? O prefeito irá ceder e flexibilizar sua proposta ou o projeto 'terá' que ser aprovado do jeito que ele mandou? O presidente (Massing) da Comissão já cobrou o relator sobre o encaminhamento do projeto?

Respostas ficam para depois...
O presidente da Comissão disse  que as respostas definitivas virão depois do recesso de 15 dias da Câmara. Em conversa informal com o vereador, ele disse que já foi pedido a relatoria um posicionamento. O presidente alegou que tem sido cobrado de empresários que possuem terreno na região do Lago uma resposta. Mas, Massing justificou o atraso no encaminhamento alegando que a pendência será resolvida a partir da conclusão do relatório e posicionamento do prefeito. O relator disse ao presidente que ainda não teve oportunidade de conversar com o prefeito Schiavinato sobre as propostas apresentadas na audiência pública, mas que deve fazer ainda nesta semana. Massing prometeu que assim que terminar o recesso ele deve formalizar o prazo ao relator. Com a palavra o relator, vereador Luiz Fritzen...

De que lado estará o relator
O  povo quer saber: o relator vai acatar as sugestões apresentadas na audiencia pública, ou vai ignorar as reividnciações da população que lhe outorgou o direito de lhe representar em nome da vontade do Executivo?

Voto de louvor
O vereador Leoclides Bisognin lembrou na tribuna que o empresário Beto Lunitti receberá o Troféu Guerreiro do Comércio, concedido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac. Bisognin defendeu que a Câmara faça um voto de louvor pela conquista do empresário, que segudo ele gera emprego para cidadãos de Toledo, independente de partidos políticos. O presidente da Casa, Pelanca, aceitou a sugestão e reinterou a importância do papel do empresário Beto Lunitti na cidade.

Vozes que clamam ser ouvidas
Na última semana os professores da rede municipal paralisaram as atividades nas escolas depois do intervalo para debater o projeto de lei do Executivo sobre o Plano de Cargos e Salários. O vereador Paulo subiu a tribuna para lembrar os colegas sobre a reivindicação da categoria. Ele disse que está acompanhando o esforço dos professores e que várias emendas devem sser feitas ao projeto e que a classe tem a esperança que as sugestões sejam acatadas pelos colegas. Agora é preciso aguardar se as vozes dos professores fará eco nos ouvidos do Paço, que pode se sensibilizar ou não aos pedidos. A postura do prefeito frente a esse debate demonstrará a disposição em dialogar, ou não.

Estrada do Colono
A disputa sobre a reabertura da Estrada do Colono volta a cena. O vereador Bisognin lembrou na sessão desta segunda-feira que o Governo Federal está voltando a debater a reabertura. O vereador Fritzen defendeu que a estrada nunca deveria ter sido fechada. O vereador Pelanca reinterou a ideia do colega e disse que é uma vergonha a estrada ter sido fechada.

Hospital Bom Jesus
O vereador Rogério Massin saiu em defesa do Hospital Bom Jesus. O vereador refutou as críticas feitas ao hospital que atende 70% SUS. Massing disse: "o hospital cuidou e cuida muito bem da nossa gente.... o tempo em que gerenciou o hospital foi  de luta e labuta dentro da cidade. Até ontem até ontem serviu. Vamos ver esse povo de Santa Catarina. É uma ingratidããão muito grande. O governo que tem dar mais dinheiro pro SUS".

FRASES
"O prefeito tem que contratar um gato em cargo de confiança para o Centro de Saude", do vereador Paulo dos Santos sobre as declarações de Fritzen sobre os ratos encontrados na cozinha do Centro de Saúde.
"Tudo é culpa do prefeito. Quem encontrou os ratos não poderia ter retirado dali? Tudo é culpa do prefeito", do líder do governo Fritzen sobre a denúncia de que foram encontrados ratos na cozinha do Centro de Saúde.


Por Rosselane Giordani

Sem nome %281144 x 250 px%29