Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Estar Digital aumenta em 4 vezes a eficiência fiscalizatória dos municípios

Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso da população a ela, é cada vez mais comum que os serviços urbanos migrem para plataformas digitais

04/02/2020 - 18:13
Por Engenharia de Comunicação


Além de aumentar a fiscalização permitindo a democratização do estacionamento rotativo, a tecnologia proporciona incremento à segurança com a detecção automática de infrações de trânsito e o rastreamento de veículos clonados e roubados.

Os usuários que não possuem acesso ao APP podem pagar o estacionamento em um ponto de venda do Pague Fácil espalhados pelas cidades. É só informar a placa do seu veículo para o atendente e o tempo que ficará estacionado.

Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso da população a ela, é cada vez mais comum que os serviços urbanos migrem para plataformas digitais. Este é o caso de algumas cidades em que as vagas de estacionamento rotativo já podem ser gerenciadas por aplicativos, ou seja, ao invés do uso de talões de papéis, um sistema automático para checagem, pagamento e validação destas vagas é utilizado.

Com o Estar Digital, o cidadão pode, através de seu celular ou mesmo no comércio local, acessar e escolher as opções de tempo (que pode ser fracionado de acordo com o município) em que deixará seu carro estacionado em uma vaga regulamentada.

Além da comodidade e praticidade gerada ao condutor, esta tecnologia possui diversas vantagens, como por exemplo, o fim da impressão de talões e blocos de multas. Ou seja, gera uma economia considerável aos cofres públicos e trata-se de uma solução sustentável.

Segundo Antônio Carlos de Sá, diretor da Estar Digital, o sistema também auxilia a fiscalização, gerando uma eficiência de até 85%. "Sem o uso dos talões de papel, o sistema de fiscalização tem um incremento substancial, gerando agilidade no processo e uma transparência muito maior ao cidadão, pois todo o sistema é integrado e conectado. Atualmente, com o uso de talões, a eficiência fiscalizatória não chega a 20%", diz Antônio.

O diretor conta ainda que através de estudos realizados pela plataforma, de cada 10 vagas, apenas 1,5 vaga consegue ser monitorada em tempo real através do sistema via blocos de papel. Ou seja, a automatização do estacionamento rotativo pode gerar à fiscalização um aumento de eficiência em até quatro vezes, beneficiando a democraticação das vagas de estacionamento rotativo; a segurança do trânsito, com a detecção de infrações; e até mesmo à segurança urbana com o rastreamento de veículos clonados e roubados.

Tecnologia intuitiva: veja como usar

Como qualquer mudança envolvendo tecnologia, é comum a ocorrência de algumas dúvidas e perguntas sobre o uso do Estar Digital, como, por exemplo, o que fazer caso o usuário não tenha um smartphone em mãos ou esteja sem um pacote de internet para acessar o aplicativo. "Para esse tipo de situação, o acesso ao Estar Digital pode ser feito de outras maneiras.Uma delas é validando e pagando o uso da vaga na rede de comércio local através do sistema Pague Fácil, que credencia o comércio para recebimento do pagamento, que pode ser feito inclusive com cartão de crédito ou débito, algo que não ocorria com o talão", explica Antônio.

Uma outra opção é a compra e ativação do bônus automático. O usuário pode realizar pela internet ou na sede do órgão de controle local e autorizar a ativação automática para 30 minutos de uso. Quando o agente fiscalizador checar a placa do veículo, o sistema automaticamente informará que este é um veículo habilitado e o valor referente aos 30 minutos daquela vaga será descontado. Vale lembrar que o usuário deve manter um crédito igual ou superior ao valor de 30 minutos e que o uso da vaga não exceda o tempo de 2 horas.

"O Brasil é um dos únicos países que utilizam blocos de papel para notificações e validações no trânsito. Em pleno 2020, é difícil imaginar que soluções automatizadas e que facilitam a vida do cidadão tenham tal barreira de entrada, visto que a integração e automatização de serviços públicos trazem inúmeros benefícios à gestão pública das cidades", conclui Antônio de Sá.

SOBRE A ESTAR DIGITAL: A Estar Digital é uma startup com sede em Curitiba que atua no desenvolvimento de sistemas de automação do estacionamento rotativo, talonário eletrônico e meios de pagamento. A empresa atende todo o Brasil e atualmente está presente em quatro cidades do Paraná, sendo elas: Araucária, Campo Largo, Guarapuava e Ponta Grossa.

Imagens relacionadas

Os que não têm acesso ao APP, podem pagar o estacionamento em um ponto de venda do Pague Fácil.  É só informar a placa do seu veículo para o atendente e o tempo que ficará estacionado.

Os que não têm acesso ao APP, podem pagar o estacionamento em um ponto de venda do Pague Fácil. É só informar a placa do seu veículo para o atendente e o tempo que ficará estacionado.

Sem nome %281144 x 250 px%29