Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIÊNCIA

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em 11 de fevereiro

Colégio Sesi e CIFAL Curitiba lançam segunda edição do concurso “Mulheres na Ciência”, que procura estimular o interesse de alunas pela área e dar visibilidade às mulheres inovadoras

07/02/2020 - 16:21
Por Agência Cupola


Celebrar, difundir e rememorar a importante participação das mulheres na área da ciência e inovação é o objetivo do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela ONU no dia 11 de fevereiro. Para comemorar este dia, o CIFAL Curitiba e o Colégio Sesi no Paraná lançaram o Programa Mulheres na Ciência. “Carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM)  ainda estão muito atreladas ao universo masculino. Por isso, promovemos uma série de atividades para estimular o interesse das meninas pelas áreas, além de dar visibilidade às mulheres que tem inovado, criado e gerado transformações ao longo da história. Também buscamos fomentar a liderança feminina e exercitar o reconhecimento, a valorização da diversidade e da equidade no ambiente escolar”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Este ano, no dia 11 de fevereiro, a Sede do Sistema Fiep receberá uma exposição com os melhores trabalhos produzidos na edição de 2019 do Concurso de Infográficos Mulheres na Ciência. Foram mais de 440 alunos participantes, de 33 unidades do Colégio Sesi, que produziram infográficos sobre a participação das mulheres no mundo STEAM. Para a exposição, foram selecionados 25 infográficos, sendo os 3 infográficos vencedores e mais 22 infográficos que se destacaram na avaliação. No mesmo dia, será lançado o concurso 2020, no qual os estudantes irão elaborar vídeos contando sobre mulheres profissionais das áreas STEAM que têm contribuído para o desenvolvimento do estado.

Muito além do apoio à realização do programa Mulheres na Ciência, o fomento à valorização das mulheres STEAM pelo Sistema Fiep está permeado em todos seus níveis de educação, alinhada a sua estratégia de formação de capital humano para o desenvolvimento da indústria. “Na educação básica, por exemplo, a metodologia ativa e horizontal dos Colégios Sesi proporciona igual acesso e incentivo a meninas e meninos de se aproximar de atividades de inovação, robótica, ciências e outras áreas STEAM. Em 2019, como um dos resultados desse incentivo, 57% dos representantes do Colégio Sesi na FICiências eram meninas”, comemora Maria Cristhina.

SOBRE O COLÉGIO SESI

Em 2020, o Colégio Sesi no Paraná comemora 15 anos transformando a vida de crianças e jovens. São mais de 40 unidades em todo o estado, entre eles, seis são Colégio Sesi Internacional. Fundamentado em metodologias de ensino inovadoras, a instituição conta com oficinas de aprendizagem que possibilitam a imersão do aluno em desafios reais, desenvolvendo habilidades como autonomia, criatividade e trabalho em equipe. O Colégio Sesi também oferece programas voltados ao aperfeiçoamento e progresso dos estudantes, como incentivo à preparação para o ENEM, iniciação científica, atividades extracurriculares e formação profissional, formando cidadãos engajados e preparados para o mercado de trabalho.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29