1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Colóquio encarra atividades do PIBID e Residência Pedagógica na FAG Toledo

Programas foram aplicados nos cursos de Letras Libras e Pedagogia nos últimos 18 meses

11/02/2020 - 17:06
Por Assessoria de Imprensa


A FAG Toledo realizou na última semana um colóquio de encerramento das atividades do 1º Programa Institucional de Bolsa à docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica. O evento contou com a participação do professor Valdecir Batista, Coordenador Institucional dos programas PIBID e Residência Pedagógica da Unioeste. O professor explanou sobre sua experiência com os programas dentro da universidade pública. “Foram informações importantes que vieram ao encontro de nossas práticas pedagógicas, e que nos deixaram ainda mais motivados a participar desses programas“, relata a professor Malu Moura, coordenadora do PIBID no curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo.

Além da participação do professor Valdecir, o evento também contou com a presença das professoras Margarete Aparecida Nath Braga e Ione Hilgert, coordenadoras dos programas PIBID e Residência Pedagógica do Centro FAG, que também relataram sobre as vivências e experiências nas escolas públicas de Cascavel.

Nesse primeiro projeto iniciado em 2018, a FAG Toledo oportunizou o programa para aproximadamente 90 acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras Libras, todos com bolsas de estudos, por um período de 18 meses, inseridos nas escolas públicas municipais e estaduais de Toledo, acompanhando e desenvolvendo atividades pedagógicas com supervisão e orientação de excelentes professores da cada instituição de ensino.

O programa proporcionou bolsas também para os professores profissionais que acompanharam os acadêmicos pibidianos, como supervisores, preceptores, coordenações de área e coordenação institucional. “Este foi um processo muito rico em todos os sentidos, pois enquanto os estudantes se prepararam com a bagagem de conhecimento teóricos, nas aulas da graduação aqui na FAG, eles têm essa oportunidade de atuar nas escolas, colocando em pratica o que estão estudando. Dessa forma, foram 18 meses foi de intenso estudo, prática pedagógica e invenção”, comenta Malu.

Para o ano de 2020 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou um novo edital. A FAG Toledo está trabalhando para habilitar-se novamente, e dar continuidade aos programas.

Sem nome %281144 x 250 px%29