1144x150 %284%29

Ortigueira inicia a diversificação de produtos

Com aproximadamente 27 mil habitantes, o Município de Ortigueira está localizado no Sul do Paraná. A cidade é conhecida por suas águas naturais de minas. A principal fonte de renda vem da terra. Os produtores vivem do plantio de sementes, cultivo do mel e da criação de bovinos. As esposas destes produtores confeccionam artesanatos.

28/10/2010 - 15:00


Bordados, crochês, bijouterias, vasos, pinturas, trabalhos com folhas de árvores naturais e nativas fazem parte dos produtos confeccionados por estas mulheres. Um novo setor que começa a ser desenvolvido é a piscicultura. Nesta semana, 13 mulheres de Ortigueira participaram do curso ‘Curtimento Ecológico de Peles de Animais para agregação de valor através da confecção de artesanato', no Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.

A coordenadora geral de trabalho com artesanatos, Mari Castro Resende, teve conhecimento do projeto em Toledo por meio de uma parceria existente com a Copel. Segundo Mari, o desenvolvimento da piscicultura em Ortigueira está na fase inicial. Um técnico está organizando a cadeia no Município.

"Mantivemos contato com a Secretaria de Pesca do Estado e começou a desenvolver o projeto e está dando certo. Os pequenos produtores possuem até três tanques em suas propriedades. A espécie mais cultivada é a tilápia, seguida do pacu. Estamos fazendo um trabalho para qualificar os pequenos produtores e proporcionar a eles uma renda maior", explica. As esposas destes produtores estão organizadas em uma associação intitulada como o 'Movimento de Mulheres Piscicultoras Cooperadas de Ortigueira'.

“Escolhemos um grupo de mulheres que já faziam artesanatos para vir à Toledo. Agora a matéria-prima é a pele e a escama do peixe. O objetivo é disseminar o aprendizado para todas as comunidades do Município”, comenta.

O principal objetivo, conforme Mari, é formar uma cooperativa com estas mulheres. “Estamos buscando qualificação para desenvolver melhor os nossos trabalhos. O curso em Toledo foi maravilhoso. Aprendemos a confeccionar vários produtos. O grupo é formado por pessoas que tem interesse de passar aquilo que aprenderam ou estão aprendendo e o nosso grupo está muito satisfeito”, conclui.

O próximo curso que as mulheres de Ortigueira devem participar em Toledo é o da merenda escolar.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29