Todo carnaval tem seu fim, e na próxima segunda-feira (9), voltam às aulas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para recepcionar os veteranos e novos alunos, a Instituição preparou atividades dedicadas à comunidade acadêmica.
A Unioeste tem buscado diversificar estratégias de recepção e fundir o lazer à seriedade exigida em uma Universidade. Desta forma, o objetivo das ações é informar e conscientizar os estudantes, além de uni-los. A integração entre a comunidade acadêmica é fundamental para um bom funcionamento institucional, de forma que tenha grande impacto na qualidade de vida e na saúde mental dos alunos.
Confira as ações em cada campus:
Cascavel
No Campus de Cascavel, diversas atividades de recepção vêm sendo organizadas pelo DCE – Diretório Central de Estudantes, além de atividades específicas preparadas por alguns colegiados. Com início no dia primeiro de fevereiro, o Trote Solidário segue até o dia 13 deste mês. A campanha é de arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos para a cozinha do Hospital Universitário, ao Provopar e ao Centro Pop.
Entre os dias 10 e 13/03, será entregue um Manual dos Calouros. Preparado pelo DCE, o material busca esmiuçar como é o funcionamento da Universidade, de forma que sirva de apoio ao aluno para que entenda melhor seu papel dentro da Instituição.
Além disso, começam as atividades de integração. Na sexta-feira (13), será realizado o IV Unistock. Será um festival de bandas e artes que tem início as 14 horas e segue com muita música e diversão até às 22h, no estacionamento ao lado do prédio da Reitoria. O evento conta com feiras artesanais e gastronômicas. A festividade vem para iniciar o ano comemorando a aprovação e matrícula na Unioeste.
No dia 19, será realizado o Aulão dos Calouros. Essa atividade será realizada em dois turnos (8h30 às 10h30 e 19h30 às 21h30) pelas equipes das pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Direção Geral e do DCE. Essa aula irá esclarecer direitos e deveres dos alunos, programas de pesquisa e extensão e o uso do sistema Academus.
O Campeonato intercursos de Bets e Queimada será realizado no domingo (29) e está sendo organizado em parceria com as Atléticas. A intenção é aproximar os veteranos e calouros. O campeonato também contará com a presença de docentes e servidores da Instituição. As atividades começam às 9h e encerram às 17h. Para os campeões, ainda há uma premiação no final.
Ainda em Cascavel, a turma de Medicina está arrecadando materiais escolares e brinquedos para comporem a Ala Pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP. Esse trote solidário busca contribuir para que as crianças tenham um bom desenvolvimento cognitivo, intelectual e social. Todas informações e formas de doações estão disponíveis na página do Instagram.
No curso de Medicina, as atividades seguem por toda semana. No dia 09 acontecerá a apresentação da atlética, bateria e dinâmicas de interação. No dia 10 haverá um tour pelo campus, com gincanas e café da manhã. Já nos dias 11 e 12 a programação fica dedicada à apresentação dos professores, palestras, funcionamento da instituição e apresentação dos veteranos. Dia 16 os calouros terão uma apresentação sobre o Projeto Terapia do Sorriso e uma aula sobre saúde sexual. Por fim, no dia 21, haverá doação de sangue coletiva, no hemocentro, ao lado do HUOP.
O colegiado de Pedagogia também tem atividades programadas para a primeira semana de aulas. Tanto para as turmas matutino e noturno, os três primeiros dias (09, 10 e 11) serão dedicados à apresentação do curso e da universidade, com trotes, tour pelo campus e palestras sobre educação superior. Já no dia 12, as atividades serão de iniciação de estágio, atividades lúdicas e café coletivo com os veteranos e professores.
Na segunda-feira (9), a Bateria Venenosa, dos cursos de Engenharia Agrícola e Civil, irá, às 12 horas, realizar uma apresentação na Cantina/RU, para todos os calouros. A intenção é apresentar a bateria e convidar os calouros para fazer parte.
O curso de Fisioterapia também tem um trote solidário, que é a doação de brinquedos infantis, e ração para cachorros que vivem pelo campus. A primeira semana conta com uma programação de integração entre calouros e veteranos, com muita tinta, brincadeiras e dinâmicas. Atividades como estas também serão realizadas na primeira semana do curso de Ciência da Computação, onde o coordenador do curso irá realizar a recepção inicial.
O curso de Farmácia também traz atividades de integração entre calouros e veteranos, apresentação das instalações do campus e da farmácia escola e funcionamento do curso. Essa programação segue de segunda-feira até a quarta.
Os cursos de Administração e Ciências Contábeis seguirão a programação do DCE, além de ministrarem palestras e aulas magnas aos calouros nos dias 11 e 12. No curso de Ciências Biológicas a programação será semelhante, com início na segunda-feira.
Toledo
No campus de Toledo, a Praça das Bandeiras será o palco da recepção de volta às aulas. Na ocasião, o diretor do campus, professor Dr. Remi Schorn e diretores de Centro e Curso estarão presentes para receber os alunos. Durante a manhã e à noite, haverá apresentações culturais, apresentação das atividades realizadas no campus, dos docentes e cursos.
Marechal Cândido Rondon
Em Marechal, a recepção fica por conta da atlética Bodão, do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. A programação conta com brincadeiras, uma mascote, halloween fora de época, camisetas cor-de-rosa e muito mais.
Foz do Iguaçu
Estão previstas atividades de recepção dos acadêmicos em dois períodos: a partir das 8h30, no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), para os estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras, Matemática e Hotelaria, e às 19 horas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Turismo, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, no campus.
O objetivo da atividade é promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e passar orientações aos calouros. Além dos estudantes, familiares e a comunidade que tiverem interesse também estão convidados a participar do encontro. “Essa acolhida visa integrar a comunidade com a nossa universidade, mostrar o que temos a oferecer e construir novas possibilidades de ações junto às demandas pautadas pela sociedade”, explica o diretor-geral do campus Fernando José Martins.
Os novos acadêmicos terão ainda a oportunidade de conhecer os diretores de centro e coordenadores de cursos, que farão uma apresentação de suas respectivas áreas do conhecimento. Ainda durante a primeira semana de ano letivo estão previstas campanhas educativas e ações sociais promovidas pelos cursos da Unioeste Foz do Iguaçu.
Na quarta-feira, dia 11, será realizada aula magna, com a palestra “Mulheres na universidade: uma verdade inconveniente”, ministrada pela professora doutora Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento começa às 19 horas, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando.
Francisco Beltrão
Na segunda-feira (9), a recepção será pela Direção, Assessorias, Diretores de Centros, Coordenadores de Cursos, Professores, Funcionários e Veteranos. Este ano o tema central será “Universidade Espaço de Conhecimento e Humanização”. A ideia do campus é mostrar que no Ensino Superior eles encontrarão o rigor das áreas do conhecimento, mas acompanhada da empatia necessária nestes tempos de individualidade. As atividades de apresentação da estrutura do Campus e dos cursos serão intercaladas com percussão das Baterias das Atléticas dos cursos, poesias recitadas por acadêmicos, apresentação musical e sorteio de brindes. Para finalizar, os Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes e Atléticas apresentarão um Sarau com a participação de professores e veteranos, sorteio de brindes e lanches.
Já no dia 17 ocorrerão atividades formativas com os calouros. Na oportunidade, os Grupos Núcleo Maria da Penha e Grupo de Pesquisa Corpo, Gênero e Diversidade falarão das temáticas Sororidade e Preconceito, respectivamente. Em relação aos Docentes, será realizado um debate com a participação das professoras Viviane Bagio e Wanda Pacheco - UEPG, as quais discutirão os Desafios da Docência no Ensino Superior.
Foto: Victor Hugo Junior