A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo comunica à população que, até o presente momento, não há no Município nenhum caso suspeito do novo coronavírus, que se enquadre nos critérios estabelecidos no protocolo atual do Ministério da Saúde, observando que este protocolo é atualizado constantemente.
A divulgação de Fake News prejudica todo o processo de trabalho dos profissionais da saúde, que já estão com sobrecarga de serviço em função das próprias medidas de atendimento e combate às doenças. A notícia falsa e não verificada de forma oficial só causa pânico desnecessário e desrespeitoso à população.
Informamos ainda, que o caso é considerado suspeito quando se enquadra nas seguintes situações:
Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente;
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), conforme boletim, atualizou os dados de coronavírus no Estado do Paraná nesta sexta-feira (13): Cinco casos foram descartados em Curitiba e 18 novos suspeitos foram incluídos – Curitiba (3), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (3), Foz do Iguaçu (1), Cascavel (3), Umuarama (1), Cianorte (1), Maringá (2), Londrina (3). O município de Umuarama ainda não havia registrado suspeita da doença na região. A Sesa segue monitorando os seis casos confirmados. Os pacientes permanecem em isolamento domiciliar, sem alteração no quadro clínico.
Ao todo, o panorama da doença no Estado soma 72 casos suspeitos, 34 descartados e seis confirmados. As informações oficiais podem ser acessadas por meio do boletim diário divulgado no site da Sesa. Os dados são compilados todos os dias até às 12h, após este horário, qualquer nova informação será inserida no próximo boletim.