1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo descarta dois casos suspeitas e aguarda mais onze

Município organiza as estruturas de saúde para o protocolo de contaminação comunitária

22/03/2020 - 17:57
Por Redação


As duas primeiras notificações de casos suspeitos de coronavírus foram descartadas pela Secretaria de Estado do Paraná – Sesa. No entanto de sábado para domingo outras suspeitas foram registradas, até esse momento Toledo ainda aguarda o resultado de outros 11 casos, sendo que nove deles suspeita direto para coronavírus e dois serão testados primeiro para Síndrome Respiratória Grave.

Como decreto presidencial declarou o país como território de contaminação comunitária, quando não se sabe a origem do contágio do vírus, o município segue com medidas conforme os protocolos de vigilância sanitária.

REESTRUTURAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos tiveram suas receitas prorrogadas e o medicamento que antes era distribuído por um mês, também receberam remédios para um tempo maior para evitar a circulação.

A partir desta segunda-feira (23), o município dá início a campanha de vacinação contra a Influenza. Primeiramente recebem a vacina pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Os locais para vacinação são: Secretaria de Saúde – próximo a Cervejaria Colônia, Certi da Vila Pioneiro e Certi do Jardim Coopagro. O município estudo um quarto local na região central que ainda será confirmado.

A Unidade de Saúde da Vila Paulista será referência para o atendimento de todas as gestantes do município. “O objetivo é que nossas gestantes sejam atendidas no pré-natal em local exclusivo, que não se misturem com pessoas com problemas respiratórios, correndo risco de contrair o Coronavírus – Covid 19, ou outro vírus de gripe”, detalhou a Secretária de Saúde Denise Liel.

Se a gestante ou a criança tiver sintomas de gripe não deve buscar a Unidade de Saúde Básica da Vila Paulista.

As crianças recém nascidas que devem realizar a primeira consulta de monitoramento do desenvolvimento, também devem ser levadas na UBS da Vila Paulista. Denise Liel adverte que a Unidade não será um Pronto Socorro. “A Unidade só irá receber as consultas agendadas tanto das gestantes, quanto das crianças. Depois os profissionais da saúde irão orientar sobre a continuidade do acompanhamento”.

Dr. Fernando Pedrotti esclarece que pessoas com sintomas de gripe não devem procurar as Unidades Básicas de Saúde referenciadas para vacinas ou gestantes. “Devem procurar outras Unidades de Saúde em caso de febre que se estende por mais de um dia. Pedimos para evitar ir na UPA, ou o PAM – Minihospital – estas unidades estão organizadas para dar retaguarda as Unidades Básicas de Saúde, para encaminhamentos de casos mais graves, que ofereçam risco conforme o Protocolo do Ministério da Saúde”.

Mais informações no final do dia, mas a recomendação é que as famílias não saiam de casa.

Sem nome %281144 x 250 px%29