Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Unioeste participa de ação de extensão contra o coronavírus

O Coronavírus tem gerado inúmeras preocupações, por isso, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste realizará um Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate a pandemia do novo Coronavírus.

24/03/2020 - 17:35
Por Assessoria de Imprensa Unioeste


Desta forma, a universidade, por intermédio da Fundação Araucária, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA e da Superintendência Geral de Ciência, Ensino Superior e Tecnologia - SETI, recruta professores e alunos dos anos finais dos cursos das áreas de Saúde e recém-formados nas áreas de Enfermagem (profissionais formados e estudantes do último ano), medicina (estudantes e médicos formados), técnico de enfermagem, estudantes de outras áreas da saúde, Farmácia e Técnico de laboratório para desenvolverem suas atividades contra o Covid-19. A inscrição deve ser realizada aqui.

Essa medida da Fundação Araucária é cabível para todas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, e a chamada pública é direcionada prioritariamente a egressos e alunos de cursos da área de Saúde de instituições públicas e privadas do Estado do Paraná, os quais, neste último caso, que estejam cursando os dois últimos anos de formação de seus respectivos cursos, e de forma complementar a profissionais de outras áreas que desejem atuar junto a tais projetos de extensão, os quais receberão bolsas para desenvolverem ações preventivas, de esclarecimento público, de levantamento de dados e de combate à pandemia do novo coronavírus. As atividades serão desenvolvidas juntamente com as Regionais de Saúde da SESA, que organizarão as atividades a serem desempenhadas pelos bolsistas.

A Unioeste encaminhou ontem (23) à Fundação Araucária as ações de trabalho. Três equipes foram recrutadas dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

A Equipe de Cascavel será coordenada pela professora Eliane Pinto de Góes, formada em Enfermagem, Mestre em Enfermagem de Saúde Pública e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. A coordenadora adjunta será a professora Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, formada em Enfermagem e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Os orientadores serão: Adriane de Castro Martinez, formada em Odontologia e Doutora em Odontologia; Ana Carolina Rodrigues da Rosa, formada em Odontologia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Unioeste Campus Cascavel; Muriel Pezzine, formada em Odontologia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Ciências da Saúde da Unioeste Campus Cascavel.

Na equipe de Francisco Beltrão, a coordenadora é a professora Franciele Ani Caovilla Follador, formada em Química, Doutora em Engenharia Agrícola e Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unioeste Campus de Francisco Beltrão. A coordenação ficou a cargo da professora adjunta Ana Paula Vieira, formada em Ciências Domésticas e Doutora em Ciência de Alimentos. Os orientadores serão: Gisele Arruda, formada em Biologia, Mestre em Ciências Bioquímicas e Doutora em Biologia Comparada; Ligia Machado Prieto, formada em Nutrição, Mestre e Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos; Stephany Bonin Godinho dos Santos, formada em Farmácia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicas à Saúde da Unioeste Campus Francisco Beltrão.

A equipe de Foz do Iguaçu conta com a coordenação do professor Marcos Augusto Moraes Arcoverde, formado em Enfermagem e Doutor em Engenharia da Saúde Pública. A coordenação adjunta ficou a cargo de Alessandra Rosa Carrijo, formada em Enfermagem, Mestre e Doutora em Enfermagem. Os orientadores serão Fernanda da Silva Pumi Alliana, Karina Emilia dos Santos Scherer e Eduardo Neves da Cruz de Souza.

Serão realizados atendimento telefônico e via internet para esclarecimentos gerais de dúvidas, monitoramento da entrada e saída de pessoas pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), atendimento à população em UBSs, hospitais e demais estabelecimentos de saúde e cumprimento das demandas do Laboratório Central do Estado (LACEN) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

A pró-reitora de Extensão da Unioeste, professora Fabiana Veloso enaltece o empenho da SETI e da Fundação Araucária em parceria com a SESA para agiliza as frentes de trabalho. “A Unioeste não está medindo esforços para fazer parte deste grupo para ajudar no que for preciso. Com o envolvimento do reitor e vice-reitor, que movimentaram toda a equipe de pró-reitores na divulgação e organização dos contatos, conseguimos localizar pessoas que prontificaram a participar. As equipes se organizaram em apenas 2 dias para, junto com a PROEX, formalizar uma proposta que atendesse ao edital, com o apoio especial da prof. Adriane Martinez, diretora de apoio e fomento da PROEX também formada e atuante na área da saúde. Agradeço a todo empenho desses profissionais, cada um com um papel diferente, mas todos movidos pela vontade de agir em prol da sociedade. Como pró-reitora [...] agradeço em especial às equipes de frente e me coloco a disposição para apoiar e ajudar no que precisarem”, conclui. Todas informações sobre a ação extensionista pode ser adquirida no Edital de convocação, disponível na página da Fundação Araucária.

Sem nome %281144 x 250 px%29