1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

Toledo sobe para 67 notificações de coronavírus, segundo Sesa. Prefeitura diz que a Secretaria errou.

O Município reestrutura o sistema de atenção e pede às pessoas para respeitarem o isolamento social

25/03/2020 - 20:47
Por Redação


Matéria Editada 21h25 - Em rede social a Secretária de Comunicação, Suzi Fernanda Felix de Lira escreveu que o dado não é real, que a Sesa faria a correção. A Casa de Notícias solicitou que seja encaminhado uma nota oficial, pois nos pautamos em dados oficias. E que os dados notificados corretos sejam encaminhados para poder informar a população.

Cinco casos foram descartados e outros 62 seguem sendo investigados. O Município segue com a orientação de isolamento social e adota medidas preventivas e de enfrentamento a pandemia.

No Boletim de terça-feira (24), Toledo aparecia com 18 notificações e três casos descartados e, nesta quarta-feira (25), o Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, este número saltou para 67 notificações, um crescimento de mais de 272%. A redação tentou contato com a Secretária Municipal de Saúde, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Orientação para os serviços

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou mudanças no fluxo de atendimento. A medida faz parte do Plano de combate ao novo coronavírus, que vem sendo implementado.

  • NA UBS da Vila Paulista o atendimento é exclusivo para gestantes.
  • Equipe da UBS do Bressan será remanejada para dar suporte ao sistema de saúde
  • Central de Especialidades somente especialidades com maior urgência
  • As receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas automaticamente por mais 30 dias.
  • Aqueles que irão retirar os medicamentos de uso contínuo poderão levar para casa a quantidade para 60 dias, evitando o retorno da população as unidades.

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 27 casos de coronavírus no Paraná nesta quarta-feira (25). 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos são de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Ponta Grossa (2), Faxinal (1), Campo Mourão (1) e São Paulo (1) fora do Estado.

O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, 483 descartados e 3.588 em investigação. Nas últimas 24h, a Sesa descartou 286 casos manualmente devido à instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Paraná não tem nenhum caso registrado de transmissão comunitária.

DADOS – Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação.

A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes, ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29